"Depois que eu nasci nunca vi o amor": Trovadorismo, Legião Urbana, reflexão filosófica...

 


"Depois que eu nasci nunca vi o amor"

____________


A Canção, "Pois naci nunca vi Amor", é uma música de Nuno Fernandes Torneol, composta em português arcaico (galêgo-português), correspondente ao período do Trovadorismo. Renato Russo cita trechos na canção, "Love Song" do Legião Urbana.


Letra da canção original abaixo:


[...] Pois naci nunca vi Amor

e ouço del sempre falar;

pero sei que me quer matar,

mais rogarei a mia senhor:

que me mostr'aquel matador,

ou que m'ampare del melhor.

 

Pero nunca lh'eu fige rem

por que m'el haja de matar,

mais quer'eu mia senhor rogar,

polo gram med'em que me tem:

que me mostr'aquel matador,

ou que m'ampare del melhor!

 

Nunca me lh'eu ampararei,

se m'ela del nom amparar;

mais quer'eu mia senhor rogar,

polo gram medo que del hei:

que mi amostr'aquel matador,

ou que mi ampare del melhor.

 

E pois Amor há sobre mi

de me matar tam gram poder

e eu non'o posso veer,

rogarei mia senhor assi:

que mi amostr'aquel matador,

 ou que m'ampare del melhor. [...] 


___

Love Song, Legião Urbana: https://www.youtube.com/watch?v=ZLObbU_Y1k4


______


Reflexão filosófica:


De fato, após nascermos, na maior parte do tempo, não vemos nunca amor, nem nada que preste, só jogo de interesses por apego doentio às coisas materiais, só desamor, só desgraças, tragédias, tragicomédias e, principalmente, dia após dia, ano após ano, vemos a Escuridão sugando a Luz da vida, que corre pelo Abismo de Incertezas, em direção ao Vazio o qual conduz todos à incógnita existencial que dança entre o nada absoluto e o Desconhecido dos desconhecidos. E quem garante que antes de nascermos, tenhamos visto isso que chamam de 'amor?'. O amor, assim como o antes e o depois, podem ser meras ilusões, falsas esperanças.


_____E. E-Kan

Filosofia Realista Insólita

🔗 https://cutt.ly/S7UnHZk

📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

#espiritofilosofante #filosofia #letras

#FilosofiaRealista #reflexão #pensamento #Brasil #livros #leitores

#autoconhecimento #vida #bookstagram #frases #literaturabrasileira #2023 #05 #living #image #foto #history #fatos

#futuro #future

#mind #mente #today #reading #livrosdeekan #fotofilosofia #psicologia

.

.

.

.

___

Imagem: Exordia

Imagem e infos via Rádio Cultura FM 103,3

Comentários

Postagens mais visitadas