Não estamos sozinhos, mas também não estamos bem acompanhados...


Uma matéria jornalística de agosto de 2023, disse: "Não estamos sozinhos". E mais:


[...] "Um cientista de Harvard chamado Avi Loeb, físico teórico que colabora com a Casa Branca para ser mais específico, afirma que extraterrestres visitaram a Terra há cerca de seis anos. A história sobre este achado remonta a outubro de 2017, com a detecção de um objeto estelar ao qual chamaram Oumuamua (do havaiano: "mensageiro de longe que chegou primeiro"), que foi captado pelo telescópio Pan-STARRS no Havaí. Foi o primeiro objeto descoberto no sistema solar proveniente de fora do nosso próprio sistema planetário. Existem muitas teorias ao redor deste objeto que nos visitou a partir do exterior do sistema solar. Algumas delas descartaram que se trate de uma nave alienígena e afirmam que é um meteorito. No entanto, Avi Loeb e sua equipe de cientistas dizem ter dados de que não se trata de uma simples rocha. O físico e o sua equipe de trabalho encontraram esferas que parecem ser de metal, o que determinaria que não se trata de um corpo rochoso, mas sim de um objeto fabricado por uma civilização. “Não estamos sozinhos”, disse Avi. “Pensar que somos únicos, especiais e privilegiados é arrogante. Existem muitas outras culturas lá fora e só precisamos encontrá-las. Seria estranho se não houvesse outras civilizações como a nossa. A maioria das estrelas se formou antes do Sol. Há muito tempo para que outras civilizações possam ter se desenvolvido e também se extinguido. Isso já é aceito por todos”, disse Avi Loeb, de acordo com o ABC." [...] 

________________
REFLETINDO

Refletindo sobre as teorias acerca da humanidade no Cosmos, chego à conclusão de que de fato "não estamos sozinhos, mas isso não significa que estamos bem acompanhados, que "só tem gente boa lá fora na imensidão interestelar". 

A "lógica humana", ainda que limitada pelo pouco conhecimento que temos do Cosmos, nos permite conjecturar que existe todo tipo de Ser na Incomensurabilidade Cósmica.

Quer dizer, tanto bons quanto maus, mas todos querendo algo, principalmente, uma fonte de energia, seja por sobrevivência, seja por aumentar o território, elevar a expansão, ou até mesmo só por 'querer' e 'poder'. (Faço porque quero, faço porque posso), como a humanidade que 'quer' e acha que, em pouco tempo, 'pode' ir até a Lua, Marte e outras partes. 

______________________

COSMOS CÃO, SELVA CÓSMICA

O Cosmos Cão 

Ainda sabemos muito pouco sobre a Imensidão Cósmica Interestelar, a Incomensurabilidade da Vida e a Inefabilidade da Existência.

Por isso, tenho dito à exaustão que é ridículo querer reduzir todo 'O Conhecimento' ao ínfimo conhecimento humano. 

Contudo, já temos informações mais que suficientes para sabermos que o espaço sideral é brutalmente hostil. O espaço sideral, o Cosmos em si, é como uma mega máquina de moer carne e vida. 

Com efeito, dada essa mega incomensurabilidade, tudo é possível. É possível que haja miríades de miríades de civilizações mais avançadas como também é possível que quase todas as civilizações já tenham morrido, deixado de existir, extintas. 

É possível que haja uma infinidade de dimensões e mundos além, como também é possível que tudo já tenha deixado de existir ou nunca tenha existido. 

Seja como for, analisando o Cosmos à partir de nossa precária e limitada perspectiva, podemos refletir o seguinte: 

"que esse Mundo é cão, ninguém contesta. Mas, talvez, por toda a Imensidão Cósmica Interestelar seja assim, uma 'Imensidão Cósmica Cão', ou seja, onde a lei do mais forte, do mais rico, do mais bem posicionado, do mais armado, do mais insano, do mais brutal, dos mais friamente calculista e racional, do mais apto, do mais 'evoluído', é a que prevalece, num 'Estado Hobbesbiano Cósmico' de um contínuo 'todos contra todos', e 'onde os fracos não têm vez', como, em resumo, numa mega selva cósmica. 

Quem garante que não seja assim? E é nessa mega selva cósmica, brutalmente hostil e indiferente a Vida, onde tudo é possível, que o Homo Sapiens, na verdade, os poucos animais falantes, pensantes e filosofantes alcunhados, humanos, terão de se arriscar se quiserem sobreviver enquanto espécie pelos próximos cinco séculos e além. 

Essa ansiosa tentativa de sobrevivência através da exploração do espaço sideral e da invasão/colonização de outros Planetas, ao longo dos próximos séculos, terá um custo para bilhões de animais pensantes na Terra e para a própria Terra, e como Maquiavel, indiretamente, obviamente, já previra, para que a espécie sobreviva, os fins terão de justificar os meios. 

Ou seja, os que hoje detém a capacidade capital, técnica e evolutiva para tal empreendimento, os menos de 1% dos humanos que detém 99% das riquezas da Terra, tem o dever de quebrar bilhões de ovos para se fazer o mega omelete para que a espécie não chegue à extinção total, e pior, estando Conscientes de que tudo pode dar errado.

___

Maquiavel: Os fins justificam os meios.

Thomas Hobbes: "O homem é lobo do homem". "Se dois homens desejam a mesma coisa [...] eles se tornam inimigos".

____

Partindo da mais simples e didática reflexão sobre parte do pensamento de Maquiavel e Hobbes, podemos dizer que, se o Cosmos for um Cosmos cão, uma mega selva cósmica, sem Deus/deuses, sem a tutela de um 'Estado-Cósmico', sem uma 'Federação como do Star Trek', onde então, por isso, todos poderão estar em uma constante 'guerra de todos contra todos', onde os fracos não tem vez e onde, sobretudo, prevalecerá a moral e a vontade do mais forte. 

Nesse sentido, se existir uma civilização mais avançada que se choque com a Humanidade Terrestre, no atual estágio evolutivo, a Humanidade, que vive entre si mesma num contínuo Estado de todos contra todos, onde todos são Lobos de todos, não teria nenhuma chance e, consequentemente, seria derrotada em guerra, escravizada e exterminada. Ou, quiçá, na mais remota e quase impossível hipótese, a humanidade se uniria para tentar sobreviver numa guerra contra forças alienígenas, como em Defiance

[...] "Afinal, vai que eles são brutalmente frios, calculistas, radicalmente racionais do nosso ponto de vista, ao ponto de fazer Hitler parecer uma criança brincando de guerra? 

Stephen Hawking dissera certa vez: "Se extraterrestres nos visitarem, o resultado poderia ser parecido com a chegada de [Cristóvão] Colombo à América, o que não foi bom para os americanos nativos. Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver em algo que não gostaríamos de encontrar pela frente". [...] 

(In__ Andarilhos Errantes, E-Kan, 2022). 

Frise-se o que disse Hawking: "Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver em algo que não gostaríamos de encontrar pela frente". 

_______

RESUMINDO 

Certamente, quando a humanidade der de cara com outra espécie 'inteligente', partindo do pressuposto de que a humanidade é 'inteligente', a tendência é das coisas não serem tão 'diplomáticas' e 'tranquilas' como alguns acham. A tendência é de conflito, guerra, extermínio de uma das partes. 


_____________


Texto de  Emerson E-Kan

Filosofia Realista Insólita 

_____________



Comentários

Postagens mais visitadas