O que é essa coisa chamada Filosofia?





A Filosofia, (embora eu a veja apenas só como mais uma ferramenta à disposição do progresso humano, se é que isso é possível), também pode ser vista como 'a origem de todas as Ciências', uma jornada sem fim. Um caminho incomensurável e indescritível de busca pela tragicomédia humana do conhecimento, da verdade (ainda que relativa), do Esclarecimento e nos leva a lugares inesperados, principalmente, ao Abismo dos abismos de nossa mente, ao abismo dos abismos das mentes dos outros e, consequentemente, a ver a Realidade nua e crua, a verdade sem enfeites do mundo cão em que fomos jogados, vivemos e existimos desde que o mundo é mundo. É a Filosofia que transforma o animal primitivo - - -, autodestrutivo, violento, a besta, o demônio, o psicopata, o sociopata, o politicopata, o corruptopata, o religiopata, o fanático, o crentelho ideológico, o assassino, enfim, o monstro sedento de sangue e de verdades que habita na masmorra das profundezas de cada um de nós - - -, quiçá, em animal pensante. É esse desejo louco pelo tragicômico e ínfimo conhecimento, por 'saber mais', por 'ir além de nós mesmos' e de nossa brutal miséria humana que torna 'menos pior' o animal pensante que sou, aprimora a minha precária e limitada visão do mundo e do Cosmos, a minha práxis egoísta no mundo com os outros e que me leva a me compreender como um estranho Espírito Filosofante em potencial que faz loucuras para absurdamente transcender a miserável condição do animal que fala e pensa. Ao chegar a essa 'possibilidade de Transcendência de mim mesmo', ainda que mais uma quimera, não apenas encaro de volta O Abismo, como fizera Nietzsche e outros antes dele, mas pulo dentro do Abismo e caminho por ele observando tudo, até os mais recônditos detalhes, até mesmo a beleza que há no Abismo, tranquilamente, ainda que corra o risco de desintegrar-me na medida em que caminho, como um autêntico Viajante da Luz na Escuridão que lá no fundo sabe que tudo acaba, até mesmo a Escuridão, o Abismo e o Vazio. 

E. E-Kan


____Filosofia Insólita
https://cutt.ly/awX51fa5

#reflexões
#filosofia #filosofiavisceral #video #reel #literatura
#literaturafilosófica #literaturabrasileira #leitores #livros #trend #viral #bar

Comentários

Postagens mais visitadas