O meme da capivara e uma reflexão sobre pessoas e empresas
Há pessoas boas de papo, que dão nó até em pingo d´água. Mas a propaganda enganosa e a cara de pau quem compõem a aparência, caem rapidamente quando chega 'a hora do vamo ver'.
Em toda parte, em todos os setores da ação humana, há esses tipos como 'a capivara do meme'.
- Sabe fazer?
- Sei, sim.
- Tem experiência?
- Tenho sim.
Mas, depois, 'na hora do vamo ver', hum... "meu Deus, o que é isso?".
Claro, entre miríades de 'capivaras' como a do meme, algumas pouquíssimas pessoas, mesmo não tendo experiência, acabam se sobressaindo por algum motivo extrínseco como 'ganhar um salário pra não morrer de fome, ser despejado ou coisa pior'.
Ou até mesmo, por querer se arriscar numa área que 'acha que gostaria de atuar', como num desafio pessoal.
Então, é no tranco que essas pouquíssimas pessoas se sobressaem. Começam como capivaras, mas conseguem deixar de ser capivaras.
Contudo, a maioria, age como a capivara do meme.
Quer dizer, vende seu peixe quase que numa atuação sociopática diante do RH, muitas vezes fraco, e após contratado, não sabe trabalhar, não consegue se sobressair e acaba se auto-prejudicando e dando prejuízo às empresas.
Isto é: os RH´s (que se acham deuses porque tem psicologia ou outra coisa do tipo no currículo), precisam ter um 'olheiro' junto nas entrevistas. Alguém que só observa, alguém que conheça a realidade da vida, alguém com experiência suficiente para analisar o comportamento dos candidatos e depois 'aconselhar o RH' para uma tomada de decisão mais acertada, evitando prejuízos, tanto para a empresa quanto para a pessoa que, embora possa achar que estará livrando um mês ou dois, ou três de salário, também estará 'se matando' por nada. Tudo tem um custo e um preço.
E. E-Kan
Comentários
Postar um comentário