Sem respostas acadêmicas decoradas e prontas ou Googletização, qual é a verdadeira origem da Filosofia?

Mas, o que é a Filosofia? Qual a sua real origem? A Filosofia é Grega como 'Deus é Brasileiro?' Gerd A. Bornheim diz em, Os Filósofos Pré-Socráticos, o seguinte:

[...] "A Filosofia teve seu início nas colônias da Grécia, nos séculos VI e V a.C. Assim, a filosofia grega se desenvolve da periferia para o centro, concentrando-se em Atenas somente mais tarde, com os sofistas e os filósofos chamados socráticos. E aqui devemos acenar a um primeiro problema importante: o da origem da filosofia grega e a influência do Oriente. A florescente navegação e a rica atividade comercial das colônias jônicas da Ásia Menor punha-as em contato com os povos do Egito, da Fenícia e da Mesopotâmia, e a influência destes povos vizinhos sobre o processo de formação da filosofia grega não pode ser ignorada. A opinião dos autores sobre este problema, sobretudo no século passado, debatia-se entre duas teses extremas: a primeira afirma que a Grécia trouxera do Oriente todos os principais conteúdos de sua cultura, e assim sendo, seria ela destituída de originalidade maior, mesmo em relação à Filosofia. E a segunda tese faz o elogio do "milagre grego", defende a independência do gênio helênico, considerando-o uma espécie de produto exótico dentro do panorama bárbaro dos povos antigos. São teses exacerbadas, que hoje vêm sendo substituídas por uma visão mais equilibrada. Sem dúvida, os gregos sofreram a influência de outros povos. Todo povo desenvolve certas idéias sobre a vida e o mundo, desdobra certas concepções sobre a alma, sobre a origem do mundo a partir do caos, sobre os ciclos cósmicos e a unidade do universo, etc. Estas idéias, sob a forma de mitos, estão presentes nas mais antigas religiões. Povos mais adiantados, como o do Egito e de outros países do Oriente Médio, chegaram até mesmo a desenvolver uma matemática, uma astronomia, uma medicina. Que o contato com todos estes povos não poderia deixar os gregos imunes, é óbvio. Muitos dos temas que vão ocupar os filósofos gregos estão longe de poderem ser considerados originais. Mas a despeito disto, pode-se dizer que os gregos constituem uma exceção e que nos legaram uma cultura altamente original." [...] Gerd vai explanando sobre a originalidade da cultura grega e um pouco mais adiante ele diz: [...] "Por isto, em seu sentido forte e específico, a Filosofia é um produto original da cultura grega. Cremos que Nietzsche resumiu o problema através de uma frase famosa: "Outros povos nos deram santos, os gregos nos deram sábios". [...]. 

Observe atentamente o que Gerd nos diz: "a Filosofia é um produto original da cultura grega". Ou seja, com isto, podemos dizer que a Filosofia não é um produto original grego, mas um produto da cultura grega que contêm certa originalidade. Em suma, penso, portanto, que a Filosofia Grega como a conhecemos, nada mais é que só mais uma versão da Filosofia. É a versão 'mais famosa' mas não é a única versão da Filosofia que, vista de maneira mais ampla, transcende os Gregos.Ademais, se formos cavocar a história, poderemos vislumbrar Filosofia já lá no Sumérios, basta dar um fuçada no Suda. Obviamente, as questões sobre a origem da filosofia rendem muitas discussões.

(In_Livro: Raul Seixas & A Filosofia, a arte de ser um maluco beleza) 



Comentários

Postagens mais visitadas