O fim de tudo o que Existe


Tudo passa sobre a Terra

[...] "RAGNAROK O CREPÚSCULO DOS DEUSES

Os nórdicos acreditavam firmemente que chegariam a um tempo em que seriam destruídos, com toda a criação visível, os deuses do Valhala e de Niffleheim, os habitantes de Jotunheim, Alfheim e Midgard, juntamente com suas moradas. O pavoroso dia da destruição não viria, porém, inesperadamente. Para anunciá-lo surgiria, primeiro, um inverno tríplice, durante o qual a neve cairia dos quatro cantos do céu, o congelamento seria rigoroso, o vento cortante, o tempo tempestuoso e o sol não traria alegria. Suceder-se-iam três invernos sem serem temperados por um único verão. Três outros invernos seguir-se-iam, durante os quais a guerra e a discórdia se espalhariam pelo universo. A própria Terra ficaria amedrontada e começaria a tremer, o mar sairia de seu leito, o céu se abriria e os homens morreriam em grande número, enquanto as águias do ar se regozijariam sobre seus corpos trêmulos. O lobo Fenris arrebentará a corrente que o prende, a serpente de Midgard levantar-se-á de seu leito no mar e Loki, libertado de suas cadeias, juntar-se-á aos inimigos dos deuses. No meio da devastação geral, os filhos de Musplheim acorrerão, sob a chefia de Surtur, adiante e atrás do qual irromperão, chamas devastadoras. Os assaltantes avançariam pela ponte do arco-íris, Bifrost, que se quebraria sob os cascos dos cavalos. Sem se incomodar com a queda, porém, eles se dirigiriam ao campo de batalha chamado Vigrid, onde também apareceriam o lobo Fenris, a serpente de Midgard, Loki com todos os seguidores de Hela e os gigantes do Gelo. Heindall levantar-se-ia e soaria a trombeta Giallar, para chamar à luta todos os deuses e heróis. Os deuses avançam, chefiados por Odin, que ataca o lobo Fenris, mas cai vítima do monstro, que, por sua vez, é morto pelo filho de Odin, Vidar. Tor destaca-se, matando a serpente de Midgard, mas cai morto, sufocado pelo veneno que o monstro moribundo vomita sobre ele. Loki e Heindall enfrentam-se e ambos são mortos. Tendo caído na batalha os deuses e seus inimigos, Surtur, que matou Freyr, incendeia o universo, que é inteiramente consumido pelo fogo. O sol se apaga, a terra se afunda no oceano, as estrelas caem do céu, e deixa de haver o tempo. Depois disso, Alfadur (o Todo-Poderoso) fará com que surjam do mar um novo céu e uma nova terra. A nova terra contará com abundantes recursos, que produzirão espontaneamente os seus frutos, sem necessidade de trabalho ou preocupação. A maldade e a miséria não serão mais conhecidas, e os deuses e os homens viverão felizes para sempre." [...] (BULFINCH, 2018)

---

O provérbio em latim: "Tempus longum vitiat lapidem / Tudo passa sobre a Terra", atribuído ao Romano Virgílio, é poético, lírico, diria, e também contém uma ponta de verdade.  

No entanto, a verdade é que tudo passa, até mesmo a Terra. 


Sim, sabemos pela Ciência, que um dia, talvez mais cedo do que possamos imaginar, já que o tempo é relativo, a Terra vai ser consumida pelo próprio núcleo em colapso, senão, pelo Sol em colapso, senão pelo Universo em Colapso.


Sim, o próprio Universo em que estamos, um dia será aniquilado pelas próprias forças em colapso. Ou seja, um dia tudo deixará de existir. (vide+).


Em resumo, diante da incomensurabilidade cósmica, existimos e logo não existiremos mais. Ou até mesmo, podemos estar existindo e não existindo, ao mesmo tempo.

 

Seja como for, venha de onde vier a paulada, um dia, como os Dinossauros, a espécie humana será varrida da face da Terra e do Universo, porque um dia tudo deixará de existir. 


Ou seja, refletindo a fundo sobre o fim de tudo, que cedo ou tarde ocorrerá, sempre chegaremos à conclusão de que, sem os mistérios da incomensurabilidade cósmica (que alguns chamarão de extrafísica/espiritualidade) A Vida como a conhecemos não tem nenhum propósito, nenhum sentido, nenhum motivo para Ser. 


É por isso que (diante do fato de que A Vida, que é Luz, nasce da Escuridão e corre pelo Abismo em direção ao Vazio) o Ser em si se esforça tanto para criar um propósito, um sentido, um motivo, sobretudo, se esforça para que o precário e breve Agora no qual existe pareça eterno, mesmo que isso seja apenas uma mentira, uma ilusão.


_____________Emerson

Filosofia Realista Insólita

🔗 https://cutt.ly/S7UnHZk
📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚📚 

.
.
.
.
-----------------
Referências:
 
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia:  história de Deuses e Heróis; tradução David Jardim Júnior. - 1.ed. - Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018. 360p. 
----
#espiritofilosofante #filosofia #letras
#FilosofiaRealista #reflexão #pensamento #Brasil #livros #leitores
#autoconhecimento #vida #bookstagram #frases #literaturabrasileira #2023 #16 #death #living #image #foto #universe
#futuro #future
#tecnologia #mind #mente
#life #livrosdeekan #poem #space
.
.
.
.
___
Imagem: Exórdia

Comentários

Postagens mais visitadas