A realidade sobre a universidade pública brasileira, os cursos de humanas e a baboseira da velha mídia

 Observem bem o falseamento de informação da velha mídia clickbait.


Ela diz: "Cursos de humanas são os preferidos dos novos universitários no Brasil, diz pesquisa"


Veja bem: ela diz "PESQUISA".


Mas, daí cita: "É o que mostra um levantamento realizado pelo Google com base em buscas realizadas no Brasil. A pesquisa foi cedida com exclusividade à CNN." (CNN, 2023).


Observem: A "pesquisa" virou "levantamento" e feito pelo Google "com bases em buscas realizadas". 


Quer dizer, a "pesquisa" que não é uma pesquisa, virou "levantamento" que não é bem um levantamento, mas uma mistureba de dados imprecisos com base em "buscas realizadas".


Resumindo: uma informação falseada, sem pé nem cabeça.  E outra: busca não é o mesmo que uma pesquisa de questionário respondido. Enfim, só por aí já se vês que tal informação não procede e que a velha mídia mais desinforma do que informa  força a barra em muitas "matérias". 


---


CONTUDO, quem trabalha com Educação em sala de aula, nas escolas públicas principalmente e universidades, sabem muito bem que a maioria dos jovens não estão mais nem aí para a universidade e só querem terminar o ensino médio para não serem chamados de analfabetos. 


Uma parte dos jovens é empurrada para o ensino técnico e apenas alguns são incentivados a irem além e  fazer uma faculdade. E na faculdade, poucos estudam, muitos fazem de conta. Os que estudam de verdade são vistos como 'metidos', soberbos' e  isolados pelos professores e professoras que premiam os ' preguiçosos, gazeadores, bajuladores, militantes de panelinhas que não estudam e vivem de enrolação e ChatGPT.


Fora essas questões politiqueiras da universidade pública, logicamente, sendo a maioria dos  jovens filhos de pobres e trabalhadores, os únicos cursos nos quais eles têm alguma chance de passar num vestibular são os de humanas. 


Porque os cursos mais concorridos como Direito, Medicina, Engenharias em geral entre outros de elite são para filhos de ricos ou classe média/alta que desde cedinho tem o melhor ensino, o melhor incentivo, as melhores condições de estudar, para lá na frente, passar nos vestibulares mais concorridos. Sim, os filhos dos ricos e da classe média/alta já nascem com 'trocentos' passos à frente dos filhos do pobres trabalhadores. Ou seja, os filhos dos pobres jamais terão como superar esse obstáculo porque o sistema todo é feito para beneficiar as elites. Sempre serão os burros correndo atrás da cenoura, com raríssimas exceções.


Logo, repito, só sobram os cursos de humanas aos mais pobres.


Fora isso tudo, é preciso considerar também o fato de que a maioria dos jovens da classe pobre (sem apoio, incentivo e condições de estudar na maior parte do tempo) já não veem mais motivo para ficar 4 anos numa faculdade enchendo linguiça em monte de matérias inúteis (poucas são as matérias úteis e que formam para o trabalho e para a vida), sem nenhuma certeza de um emprego melhor, nem de melhoria das condições de vida de fato, sobretudo, quando podem conseguir uma colocação qualquer no mercado de trabalho, com qualquer curso técnico ou profissionalizante ou mesmo se tornando 'influencer'. 


Por fim, quem conhece o meio educacional público sabe bem que as humanas estão sucateadas  há tempos e extremamente politizadas. Formam mais militantes para servirem a elite corruptopata, politicopatas, religiopatas e estelionatários da vida, sobretudo, formam 'robozinhos' para repetir coisas e dizer amém ao sistema podre e corrupto. 


Em resumo: poucos são os que vão para as humanas, com cursos cada vez mais vazios (com grande desistência/evasão acadêmica). Pouquíssimos são os que de fato se formam em um curso de humanas e cada vez mais pessoas  saem de lá, mais cheios de baboseiras ideológicas e vazios de conhecimento verdadeiro. Esse, o Brasil. 



___Emerson

E. E-Kan


Link da matéria da CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cursos-de-humanas-sao-os-preferidos-dos-novos-universitarios-no-brasil-diz-pesquisa



Comentários

Postagens mais visitadas