Memento mori... não esqueça que você vai bater as botas um dia...
Viver, morrer e continuar... Será?
Embora muitos esqueçam que cedo ou tarde baterão as botas, penso que a morte é a temática mais importante não só da filosofia, mas de toda a vida e merece ser séria, profundamente e constantemente pensada, refletida, enquanto caminhamos pela estrada da incomensurabilidade cósmica existencial.
"Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori."
"Olhe para trás. Lembre-se de que és apenas um ser humano. Lembre-se da morte."
---
A expressão 'memento mori' se popularizou com o avanço do cristianismo, o qual ressaltava a importância da vida após a morte e da salvação da alma. O escritor cristão do século II, Tertuliano, mencionou em seu livro "Apologética" uma cena em que durante uma procissão triunfal, um general vitorioso tinha alguém atrás dele, segurando uma coroa sobre sua cabeça e sussurrando: "Respice post te. Hominem te esse memento. Memento mori." ("Olhe para trás. Lembre-se de que você é apenas um homem. Lembre-se de que um dia morrerá."). Embora seja considerado um relato histórico por Tertuliano, não há confirmação por parte de outros autores antigos, sugerindo que talvez tenha sido uma moralização cristã, uma inferência malandra, inserida por ele.
---
Nossa reflexão
Penso que 'memento mori' diz muito sobre a finitude da vida humana e traz-se em si, à se desvelar, muito do que se entende por 'pós-vida'.
A vida humana acaba e muitas vezes acaba inesperadamente e dolorosamente, da pior maneira possível. O que é reservado àqueles que se foram, no post mortem? Quem de fato poderá dizer?
Por isso digo e repito:
A Vida, que é Luz, nasce da Escuridão e corre pelo Abismo em direção ao Vazio. Haverá algo para além do Vazio? Quem de fato poderá dizer?
@e.fil___
🎭📚📚📚📚📚📚📚📚📚
🎭📚📚📚📚📚📚📚📚
📚📚📚📚📚📚📚📚
📚📚📚📚📚📚📚
📚📚📚📚📚📚
📚📚📚📚📚
📚📚📚📚
📚📚📚
📚📚
📚
#filosofia #livros #literatura #leitores #brasil #brasileiros #vidanaveia #intimismo #poemas #poem #livrosdeekan #poesiaaforística #aforismospoéticos #filosofiavisceral #literaturavisceral #pense #historia #mementomori
Comentários
Postar um comentário