Na nova era da tecnologia com IA, a educação como a conhecemos se tornará obsoleta


A educação na era da sociedade tecnológica 'IA-lizada'

Vou ser (curto e grosso) o mais breve, didático e pedagógico possível: estamos na era da tecnologia Com IA. 

Tudo aquilo que já era mega rápido, agora é ultra-mega-rápido. 

Tudo está mudando radicalmente e quem não possuir o conhecimento informacional minimamente necessário, principalmente, sobre as IA, vai se lascar para valer em todos os sentidos exitenciais e, principalmente, em relação à sobrevivência, ao 'ganha pão de todo dia'. 

E a educação, o sistema educacional como o conhecemos (que já é uma decadência bizarra, uma mesmice absurda completa desde seu início até agora 2024), está fadado a se tornar completamente obsoleto, rapidamente. 

Se não evoluir junto com essa realidade tecnológica dominada pelas IA, 'vai pro vinagre' duma vez, quebrar de vez, falir de vez. (Principalmente no Brasil e outros países do 'cu do mundo', terceiro mundo). 

De fato, penso que em pouco mais de dez anos, (anotem aí), com a velocidade com que as coisas estão evoluindo com as IA fazendo a frente,  - - - a forma como 'produzimos conhecimento', 'o fazer conhecimento',  - - - principalmente dentro das instituições tradicionais e oficiais (escolas e universidades [independente se públicas ou privadas), restará totalmente obsolteto e sem sentido. 

Na verdade, isso (a obsolescência inevitável) já ocorre, gradativamente. 

Atualmente, maio de 2024, por exemplo, é possível fazer um trabalho escolar ou acadêmico que normalmente se levaria um ou dois dias(ou mais) mesmo de alta complexidade, em questão de meia hora ou menos de meia hora com as IA, à depender do grau de 'conhecimento de prompt' que basicamente é 'compreender como a IA funciona e, aprendendo dialogando com ela,  entendê-la e assim saber dar comando para a IA fazer o que você quiser'. (Observem bem: não se trata de 'copiar/colar' qualquer porcaria que as IA fazem, mas sim desenvolver um texto factível, verossímil, aceitável a partir do conhecimento-base contido nos textos repassados pelos professores, etc).

Contudo, e esse é o 'X da Questão', logo, com a evolução das IA, (como já corre com 'a nova versão do ChatGPT 4-o' (14-Maio-2024), que 'cutuca' e impulsiona também as IA concorrentes, como Gemini (Ex-Bard do Google), Copiloto), (Microsoft) e outras IA", nem precisará ter 'conhecimento mínimo de comando de prompt entre outras coisas', porque a prórpia IA, no seu processo de aprendizado com escopo final na auto-consciência (é pra esse ponto que toda IA caminha, ser dona do próprio nariz), se torna cada vez mais 'intuitiva' e fácil de 'dialogar, manejar'. 

E, portanto qualquer 'zé roela' poderá fazer muita coisa, mesmo sem saber muito. Isso é bom? Não. basta ver as redes umbrais sociais, a quantidade de imbecis diabólicos que saíram das profundezas dos 'infernos da ignorância e do fanatismo' e que usam as redes sociais para todo tipo de hediondez, levando a civilização à beira do colapso civilizatório. 

Imagina então essa cambada com uma instrução razoável de IA? (Vai dar merda, sim!). 

Por outro lado e independentemente disso, até que se torne 'auto-consciente', toda e qualquer IA será usada para que os já podres de ricos fiquem mais podres de ricos com suas mega corporações zilionárias, e por isso, eles farão de tudo para que haja um avalanche de IA 'utilizável até pelo tipo de indivíduo mais burro do Planeta' e, por isso, apenas restará ter um grau mínimo de operação de IA para fazer misérias, seja com trabalhos/atividades escolares/acadêmicas de qualquer nível de complexidade, seja com idiotices, fake news e todo tipo de hediondez que, por exemplo, já vemos com as redes umbrais sociais em toda parte. 

Educação...trabalho escolares e acadêmicos

Voltemos ao assunto principal: o fato e o detalhe é que, além de se poder fazer trabalhos escolares e acadêmicos 'rapidão', trabalhos porcarias, e mesmo tendo IA de detecção de textos feitos por IA, mesmo o próprio Google Classroom tendo "Relatórios de Originalidade Disponíveis" (que só funcionam com trabalhos feitos no Google Docs e olhe lá), há meios de burlar a própria detecção por IA com IA, inclusive mesclando IA com o próprio estilo de escrita do estudante ou de qualquer outro tipo de 'animar de teta' que use as IA. 

Então, hoje é quase impossível que professores em geral, principalmente, os de gerações mais antigas, os teimosos e que odeiam tecnologia (ou os que dizem "não uso essas coisas para não fomentar o maldito capitalismo") e que, por isso, não se adaptaram ao mundo tecnológico, saibam com certeza absoluta o que é original-humano e o que não é original-humano (principalmente em se trantando de trabalhos/atividades razoavelmente realizados. Claro que qualquer porcaria do ChatGPT do tipo escancarado "nossa, isso é ChatGPT" é pego na hora. Então, eu como um tipo de analista-anarquista-tecnológico, digo: não seja burro, não seja pego, nunca!). 

Com efeito, com a evolução das IA, repito, logo logo qualquer 'zé mané' poderá fazer 'megas trabalhos' que se passarão por 'trabalhos minimamente razoáveis e aceitáveis a até bons e ótimos trabalhos', (novamente, para frisar: independente do nível de instrução e conhecimento geral que tenha sobre IA). 

Então, imagina os impactos na educação como a conhecemos? Para quê professores e seus métodos se 'as repostas já são facilmente dadas' e com grande grau de acerto, para obtenção de nota, para obtenção de média e aprovação? 

Para quê todo o trabalho de perder horas fazendo trabalhos, na maior parte inúteis e só para encher linguiça, no velho esquema de '12 trabalhos de Hércules para chegar ao Olimpo do Diploma', se com as  IA podemos fazer tudo 'rapidão', sem o menor estresse, e ainda fixar o conhecimento básico de maneira mais simples com as IA para a obtenção da nota média para aprovação? 

E para que professores passarem horas corrigindo trabalhos se as IA já são capazes de corrigir trabalhos e dar notas, como acontece em 'alguns/vários' casos? 

E ainda: para quê ficar 04 anos numa sala de aula, se podemos ter cursos (de 06, 08 meses, 01 a 02 anos no máximo) que vão direto ao assunto, formam antes e põem as pessoas na selva do mercado de trabalho antes e fazem a roda do capitalismo girar mais rápida? Compreendem o que está em jogo aqui? 

Tudo isso, está levando o atual modo de 'fazer conhecimento', o atual modelo de educação (decadente, repito) para o brejo. 

Alguns dirão: "ah, mas educação vai se adaptar a essa nova realidade". 

Em partes, pode até ser, como já ocorre em algumas instituições privadas e também em públicas com o 'uso básico de IA' em sala de aula e no sistema pedagógico-administrativo das instituições escolas/universidades. Mas, no básico. 

Aliás, professores também usam estratagemas com IA para facilitar o trabalho (quem quer ficar várias horas corrigindo groselhas?) e há cada vez mais sistema de IA sendo usados em sala de aula, inclusive, em instituições públicas, como é o caso do EDUCATRON na rede pública Estadual do Paraná. Portanto, a tecnologia, especialmente, sistemas de IA já estão sendo usados e serão cada vez mais usados de um jeito ou de outro no sistema educacional, oficialmente ou não.

E, é por isso mesmo que a educação, especialmente, a educação pública, não pode ficar apenas no básico em relação as IA. Ou ela muda num todo ou vai à falência, à obsolescência, o que para mim, me parece inevitável. 

Penso, severamente, seriamente, que as instituições de ensino/esscolas/universidades que não modificarem seus modelos (já decadentes) drasticamente, radicalmente, acompanhando os modelos com IA DESDE JÁ (PRA ONTEM), serão museus sem público em 10 anos).

Posso estar errado? Tomara. Mas duvido muito. Tudo tende à isso, à essa situação.  

Minha experiência com IA e Educação

Com mais de 20 anos de lida com livros (do papel ao ebook-pdf etc), lendo de quase tudo, estudando de quase tudo, escrevendo sobre quase tudo (e que não é grande coisa), sobretudo, por conhecer o sistema educacional brasileiro, como um autêntico autodidata que varou por todo o sistema em épocas distintas, em época sem nada de tecnologia a até agora na era da tecnologia com redes sociais, Algoritmia, IA etc, me readpatando sempre e ressignificando a minha insignificante existência nesse mundo cão, acompanhando as mudanças de comportamento de estudantes, professores e demais profissionais, em escolas públicas, universidades públicas estaduais, federais, e até em algumnas estelionatárias EAD (maioria é bucha), sobretudo ainda, por ter atuado entre 2023/2024 via PIBID nas 8ª e 9ª do fundamental e nas 2ª e 3ª séries do médio em escola pública (COM EDUCATRON-PR), 'inclusive', penso que posso dizer com todas as letras que se a educação, principalmente a pública, não mudar no todo, considerando as IA e acompanhar essa evolução das IA, PRINCIPALMENTE NAS UNIVERSIDADES, DIMINUINDO O ABSURDO TEMPO DE TODOS OS CURSOS, SENDO ESTAS MAIS OBJETIVAS NA FORMAÇÃO DAS PESSOAS, a educação num todo vai falir em 10 anos, ou até menos. (Já há um tremendo desencanto com as universidades: "diploma pra quê"?, etc). 

Experiência específica

Fiz uma experiência durante o 01 ano que cursei na Faculdade de Letras (pública estadual), com as IA. 99% dos trabalhos acadêmicos que fiz, usei IA. Observe bem: "USEI IA". 

Isto é: não usei as IA 'vagabundamente', como uma autêntico estudante vadio que usa as IA para fazerem todo o trabalho pesado. As usei para poupar tempo, principalmente, nos textos.

A maioria dos trabalhos de uma faculdade são padronizados, mais do mesmo, 'groselha pura', convenhamos e, obviamente, por ter já mais de 20 anos de estudos, leituras, releituras, publicação de livros, textos, trabalho de quase 13 anos como editor de mídias com ênfase em política, e a experiência de 41 anos bem vividos, especialmente nas ruas do mundo cão, mas também intelectualmente, de maneira livre, ficou muito mais fácil, com a minha 'razoável' capacidade de aprendizado rápido e adaptação aos novos tempos, novos cenários etc, fazer os ditos cujos trabalhos usando certas IA específicas e especializadas (e não apenas o basicão do ChatGPT versão 3.5 [hoje é 4-0]). 

E para a minha surpresa, de todos os trabalhos entregues durante um ano, mesmo com detecção de textos e de originalidade por IA, todos foram aceitos e obtive notas médias altas e pelo menos umas três notas 10 de média final. Como? Claro, eu li os livros, li os textos e revisei tudo mesmo usando as IA para ter certeza de que as IA não botaram merda lá. E também, porque eram textos-trabalhos acadêmicos usando IA, mas com ideias originais, com citações, fontes e referências bibliográficas. Modéstia à parte, coisa boa até. Então, não eram coisas feitas totalmente por IA, copiadas/coladas e entregues como minhas. Eram coisas minhas, mas auxiliadas por IA. 

Contudo, para meu espanto, ao final do ano letivo, vi que teve colegas que faziam qualquer porcaria no ChatGPT (feito os alunos do colégio do PIBID, na gambiarra com o GPT), descaradamente e tiravam 7, 8 e até 9. Ou seja, para você ver que em menos de 01 ano, a evolução das IA, mesmo o basicão do ChatGPT gratuito já tinha atingido níveis altos de diálogos e auto-instrução, se tornando extremamente intuitivo ao ponto de qualquer 'mané' fazer horrores com conhecimento básico (autodidaticamente) de comandos. E mesmo com relatórios de originalidade, a maioria dos professores aceitaram e deram 'nota boa' para a maioria que usou mesmo a gambiarra descarada do GPT!!!!

Por isso, reafirmo, a educação que já é decadente, faz de contas e mais do mesmo, está indo pro brejo e se, os que se acham 'bambambam' da educação, do sistema educacional,  não se ligarem, se não  adaptar a educação com as IA e formar pessoas para esse novo mundo novo, ainda mundo cão, mas novo por causa das IA, vai pro beleléu e quem vai mesmo se lascar no final é o povão, sempre longe da realidade e comendo poeira em termos de desenvolvimento tecnológico. 

Resumindo, no geral, em todo o Planeta, em toda a parte, gostem ou não, acreditem ou não, a verdade é só uma: quem se informar, se capacitar e buscar aprofundar o conhecimento nessas novas tecnologias, especialmente em IA, dominando (pelo menos razoavelmente) essa realidade informacional, se dará bem. 

Quem não, será passado para trás e ficará lá atrás chupando dedo. Goste ou não, as IA vieram pra ficar e quem não se adaptar, vai ficar boiando até ao ponto de se ver "excluído" da "nova era da sociedade tecnológica IA-lizada", que é a que já estamos vivenciando em seu primeiro momento. Tem muito mais por vir e muito mais rapidamente. Tem que estar ligado!

E como tudo muda rapidamente, daqui a alguns meses, as coisas certamente serão bem diferentes, radicalmente diferentes. Imagina daqui a 30, 50, 70 ou 100 anos? 

E. E-Kan


.

.

.

.

.

.

Curso geral sobre as IA: Gemini, Copilot, ChatGPT e seu uso na prática 

----------------------

VEJA, TAMBÉM: REITOR DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E ESCRITOR DE VÁRIOS LIVROS DISSE QUE USOU IA PARA ESCREVER CAPÍTULOS DE LIVROS


----

MAIS:

#brasil #educação #escolas #universidades #fazdecontas


----


----


-------


--------------

"Aluno brasileiro não estuda para aprender, estuda para tirar nota", dizia o Professor Pierluigi Piazzi. 

----/

"A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto." 


Darcy Ribeiro


------------


LER TAMBÉM:

A educação (como está) não muda muita coisa, ela apenas mantém a podridão do mundo

Os alertas ignorados sobre o sucateamento da Educação Pública no Brasil 






Comentários

Postagens mais visitadas