O desencantamento sobre a universidade, a precarização do conhecimento e as consequências
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O resultado da precarização
A notícia recente do G1 Paraná, diz: "Em seis anos, procura por cursos de licenciatura cai 74% em universidades públicas do Paraná".
Uma notícia de 2023, do Poder360, menos de um ano antes dessa notícia do G1 Paraná (2024), diz: "81% dos alunos de licenciatura estão matriculados em cursos EaD".
Outra notícia, ainda, diz: Ranking da educação: Brasil está nas últimas posições no Pisa 2022; veja notas de 81 países em matemática, ciências e leitura
Isso, explica quase tudo.
O resultado da precarização das licenciaturas --- (na maior parte, forçado pelo desencanto com a universidade em geral, agravada pela queda das públicas perdidas em politicagens, e também pela mercantilização do ensino pelo neoliberalismo, com EAD´s de quinta categoria e aos montes, ainda com a concorrência com as universidades privadas) --- é menos professores de fato qualificados, muita gente com diploma EAD mas que não leciona, tem diploma só por ter, e, sobretudo, a precarização total da educação básica e, consequentemente, a precarização da educação em geral e, com isso, o país na bancarrota.
Agora, eu pergunto a vocês, que futuro tem um país desses?
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UMA TEORIA: O PORQUÊ, E O PRA QUÊ...
Isso tudo, (precarização e mercantilização da educação) tem método, um porquê e um pra quê.
A precarização da educação (no mundo todo, mas, que no Brasil parece piorar) acompanha o processo de idiotização em massa.
Quer dizer, o objetivo é ter o maior número possível de pessoas idiotizadas por essa precarização do conhecimento através da precarização da educação (principalmente pela idiotização massiva via redes umbrais sociais), 'desencantadas' com o conhecimento em geral, engolindo com farinha (sem qualquer possibilidade de reação ou levante) a mega bolha do abismo social de injustiças misérias, abusos criminosos, crises e guerras fabricadas.
O objetivo final disso tudo, (da precarização do conhecimento através da precarização da educação) é ter bilhões de animais falantes quase totalmente emburrecidos e miseráveis, que aceitem tudo sem questionar, vivendo como mulas de carga, ou robozinhos, apenas para produzir mais riquezas para os já podres de ricos, trabalhando por esmolas que apelidam de salário em empregos que odeiam, para depois, (após os 35/40 anos serem descartadas como velhos inúteis pelo sistema neo-escravista de produção de riquezas para menos de 1% dos desumanos que detém 99% das riquezas).
Além de tudo isso, essa massa de 'invalidados', já massacrada por uma vida na mega bolha do abismo social tenebroso, num futuro não muito distante, será exterminada de fato (submetida a um grande suicídio/genocídio global), já há muito tempo friamente calculado pelos que se acham donos do Planeta e, após isso, finalmente, os remanescentes da grande massa de 'humanos' descartados como lixo, serão substituídos por organismos sintéticos com I.A avançada, prontos para servir os que se acham "o próximo passo da evolução do Homo Sapiens, a nova humanidade". Ou seja, tudo tem um propósito, um porquê e um pra quê. Só não vê, quem não quer. (LER COLAPSO FINAL E TEORIA DA HUMANIDADE ZERO).
Observe e reflita: tudo está conectado
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A PARCELA DE CULPA DAS PÚBLICAS
É claro que as universidades públicas respondem ao MEC que responde ao político de plantão na cadeira de Presidente e suas hienas em nível Federal ou ao Governador e suas hienas, no caso dos Estados.
Contudo, o que se discute, em âmbito estrutural, é o seguinte:
Ficar 04 anos ou mais enchendo linguiça numa universidade onde mais se lacra do que se estuda? Onde mais se vê panelinhas de 'militantes' e puxa sacos de professores (quase todos igualmente militantes e filiados a partidos de esquerda) se darem bem em prejuízo dos que estudam de verdade só porque 'são críticos'?
Ficar 04 anos numa carteira de universidade onde se finge que estuda só para conseguir notas e obter um diploma?
Se for assim, só pra conseguir um diploma, é melhor fazer qualquer EAD 'baratona' qualquer do que passar raiva e gastar um monte $$$ indo todo dia durante 04 ou mais anos numa faculdade pública.
Esses, são alguns dos questionamentos da maioria dos que hoje ainda pensam em fazer uma faculdade ou não fazer nada, afinal, quem precisa de diploma universitário para ganhar o pão de cada dia?
Esse é o ponto nevrálgico da educação brasileira. A universidade em si perdeu o 'encantamento', já desabou e está numa descida ao abismo final: a mercantilização total do conhecimento / venda de diplomas.
E a universidade pública, ao meu ver, tem grande parcela de culpa nisso, porque virou, salvo raríssimas exceções (se é que há uma), um antro de politicagem majoritariamente de esquerda, onde se tem mais lacração, panfletagem ideológica e lavação de cérebro do que produção de alguma coisa que preste, no sentido de conhecimento.
De fato, a universidade pública brasileira, entupida de mestres, doutores e pós-doc, já desabou faz tempo, perdida na politicagem. E é por isso, que agora estão se vendo loucos para conseguir pessoas para enfiar nos cursos, principalmente, de licenciaturas, abrindo vestibular sem taxa de inscrição, por nota do ensino médio, por qualquer coisa que facilite a entrada. Até certo ponto tem funcionado, com salas cheias nos primeiros meses de aula, mas depois, o que se vê é o esvaziamento dos cursos, com abandono quase que geral em muitos cursos.
A Universidade Pública se perdeu na politicagem e está afastada da realidade das pessoas. Está num outro universo, num universo de faz de contas.
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REVEJA A POST ANTERIOR ABAIXO
As notícias recentes na velha mídia mostram universidades públicas estaduais e federais alterando o modo de acesso aos cursos superiores, facilitando o acesso, tudo visando o preenchimento das muitas vagas ociosas. VEJA UMA MATÉRIA SOBRE ISSO AQUI.
Sim, as universidades estão sendo esvaziadas e estão desesperadas por botar gente dentro, para evitar fecharem as portas de muitos cursos. Essa, é a realidade.
Esse esvaziamento das universidades têm aumentando em muito depois da pandemia. Talvez, tenha a ver com a tática neoliberal de privatização do ensino, de venda do sistema educacional público a mega corporações, talvez também tenha a ver com a idiotização em massa ou talvez só tenha a ver com o fato das pessoas não estarem mais a fim de passarem quatro ou mais anos numa universidade fazendo um curso sem nenhuma certeza de um mísero emprego e da melhoria de vida.
E também, ainda, pode ter a ver com o fato da universidade estar distante da realidade do povão, quer dizer, formando pessoas teoricamente, sem prática, sem senso de noção da realidade, da vida nua e crua (e ainda desconsiderando e desvalorizando o conhecimento de vida que as pessoas levam para dentro da universidade) e aí, acabam formando, quando formam, pessoas sem saber o que fazer com o pouquíssimo conhecimento adquirido de forma 'deformada' nas cátedras universitárias, diga-se de passagem, infestadas de ideologia e fanatismo de todos os lados.
Quem saberá a causa do esvaziamento das universidades?
Isso, de fato é um fenômeno pós-pandemia que deveria ser estudado. Essa "Vacância de Vagas", aliada à considerável evasão acadêmica pela desistência já no primeiro ano de curso, tendo em vista ainda a "concorrência" com as privadas e as EAD (premeditada precarização do sistema educacional pelo neoliberalismo que vê a educação com mero produto à venda) estão levando as universidades públicas a aderirem a esse tipo de modelo de "preenchimento de vaga" na base do "custe o que custar". Alguns chamam isso de "universidade para todos", outros denunciam um claro, público e notório "esvaziamento das universidades". Tudo leva, indiretamente, ao nivelamento por baixo.
É claro que se trata de algo bem mais complexo. Podemos até dizer, que o fator econômico aliado à uma crescente "desilusão geral" relacionada a "melhoria da expectativa da qualidade de vida" também podem estar influenciando essa "NÃO-PROCURA POR UNIVERSIDADE", principalmente entre os jovens que acreditam que ser "influencer" ou fazer qualquer outra coisa da vida é melhor que ficar 4 anos numa faculdade para obter um diploma sem nenhuma certeza de um emprego decente e, sobretudo, sem nenhuma certeza de melhoria de vida. É, parece que as pessoas estão perdendo o "encanto" com a universidade e cada vez mais não estão vendo um diploma universitário como algo necessário para ganhar o pão de todo dia, sobreviver e até melhorar de vida quando acham que podem consegui-lo por outros meios. Contudo, penso que caberia um estudo sociológico sobre isso.
Mas, o fato é que as universidades, entupidas de pós-doutores, doutores e mestres, estão sendo esvaziadas. Quer dizer, está tendo "muita estrela pra pouca constelação".
Outra questão é: o que será do ensino púbico daqui a 10, 20 ou 30 anos?
A tendência é a intensificação da mercantilização, da coisificação e da precificação da educação em toda a parte. É a banalização total do conhecimento, do ensino, da educação, da formação para a vida e sua derrocada.
___________Emerson
E. E-Kan
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"Aluno brasileiro não estuda para aprender, estuda para tirar nota."
Pierluigi Piazzi
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"A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto."
Darcy Ribeiro
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