O sucateamento da Educação Pública Brasileira
Há tempos tenho alertado aos que ainda se interessam pelo País e não por politicagem, populismo, demagogia e militância em prol de corruptopatas, que a Educação Pública Brasileira, que já vem sendo sucateada há décadas, chegou à beira do abismo no desgoverno Bolsonaro/Centrão.
Os movimentos do governo, sobretudo, o Lobby das grandes corporações junto ao MEC, principalmente a permissividade do MEC ao autorizar milhares de Instituições de EAD a disponibilizarem cursos de todos os tipos (à distância, óbvio), sem garantia nenhuma de uma formação minimamente razoável, deixa claro que estão querendo entregar a Educação Pública para as mega corporações privadas as quais tem a clara, pública e notória intenção de transformar quase todos os cursos em EAD.
Sim, há uma tendência Pró-ensino à distância (EAD) no mundo todo, há Universidades sérias que disponibilizam um curso EAD até que razoável no Brasil, mas, porém, a conivente e conveniente falta de fiscalização do MEC em relação as milhares de Universidades EAD que surgiram nos últimos dois anos no Brasil, fez com que essa modalidade de ensino virasse um meio muito lucrativo para estelionatários, enganadores e golpistas, além do fato da maioria das EAD´s apresentarem uma formação extremamente fraca porque o custo, para as corporações que só pensam no dinheiro das mensalidades, é baixo. (Custo baixo, fiscalização zero do MEC, lucros monstruosos).
Sem falar das mil e uma mutretas que rola nesse meio de EAD, coisas que já denunciei aqui no blog, em outra oportunidade. (LEIA: A enganação e as falcatruas das universidades EaD no Brasil).
Tudo isso, aliado ao sucateamento das Universidades Públicas, conduz o país a uma formação educacional formal péssima, de baixíssima qualidade e a um 'apagão de cérebros' nessa e na próxima década, o que resultará no aumento drástico da já inflacionária mega bolha de abismo social de injustiças, misérias e abusos criminosos.
Um país que sucateia a Educação Pública, acaba com pesquisas, sabota o próprio desenvolvimento permitindo a fuga de cérebros, a formação extremamente ruim, fraca, pelas instituições EAD e ainda pretende entregar as instituições de ensino públicas à 'máfia das instituições EAD´s', certamente não tem futuro.
É óbvio que tudo isso pode ser freado, talvez até revertido, mas quanto mais demorarem para parar o sucateamento da Educação Pública e o avanço dos dinheiristas das instituições EAD, que não formam ninguém decentemente, pior será.
O estrago já está feito e digo mais, paralelo ao sucateamento da Educação Pública está o sucateamento do SUS e todo o resto. O Brasil, infelizmente, nessa horrível polarização, se tornou um País sem Futuro.
Repito a célebre fase de Darcy Ribeiro: "A crise na educação brasileira não é uma crise, é um projeto".
Comentários
Postar um comentário