Aparvalhados como Chapeuzinho Vermelho

 

 

#FilosofiaRealista na prática>>>

____________

Essa charge é uma tremenda oportunidade de reflexão filosófica prática. 

Quantas pessoas, "às vezes", se parecem com a Chapeuzinho da charge?


Imaginemos, por exemplo, a grande massa de imbecis que idolatram políticos, como a Chapeuzinho Vermelho e os políticos politicopatas, corruptopatas, religiopatas, psicopatas e sociopatas do mundo do Poder em geral, como sendo o Lobo Mau. 

Nem o Lobo acredita na burrice e na imbecilidade da Chapeuzinho. 

De fato, o Lobo Mau não acredita que seu disfarce será perfeito, irreconhecível o bastante para enganá-la, mas, ao constatar a parvoíce da Chapeuzinho, gradativamente, pouco a pouco, como os politicopatas fazem com a grande massa, ele avança em seus propósitos maléficos.

Tal como os politicopatas, o Lobo Mau se aproveita da evidente ignorância, do comodismo e da preguiça de pensar da grande massa auto-idiotizada 24 horas por dia.


Immanuel Kant: "Não são os objetos que nos enganam, mas nós é que nos enganamos em relação aos objetos". (claro que Kant não está se referindo à atividade política em si, mas podemos traçar um paralelo didático e ao mesmo tempo introduzir o assunto aos leitores -  ademais vide um artigo belíssimo sobre Kant, aqui)

Ou seja, a grande massa não é enganada pelos Corruptopatas, afinal, ninguém é tão imbecil ao ponto de seguir crápulas, ladrões, bandidos, tiranos, saqueadores de nações, seres diabólicos e bizarros gratuitamente, apenas por uma 'estranha inocência'. 

A grande massa não é inocente, nunca, e tal como a Chapeuzinho, se deixa enganar em relação ao [objeto] corruptopatas, porque quer e porque vê alguma coisa neles que acha que, também, pode tirar algum proveito.

Psicologicamente, visualmente, de alguma forma enfim, alguma coisa neles (nos maníacos politicopatas) convém a quem lhes segue.

A grande massa que morre de preguiça de pensar, estudar, buscar conhecimento, no fundo odeia os corruptos, mas antes, projeta neles uma imagem de ('paizão', 'mãezona', 'salvador', 'mito', 'amigo', 'irmão', ou 'o que a própria grande massa gostaria de ser, isto é: poderosa, rica, esbanjadora, fútil ao extremo)'. 

Ou, ainda, como diria Denis Diderot, Iluminista Francês, num de seus mais brilhantes livros: "O Sobrinho de Rameau", através de uma de suas personagens: "Você sempre demonstrou algum interesse por mim por que sou um podre diabo que, no fundo, você despreza, mas que o diverte".

Obviamente, isso também pode ser usado para interpretar outras coisas em vários outros campos da vida, especialmente, no campo das relações interpessoais, nas coisas simples do dia a dia.  

A Filosofia serve para isso, para tornar simples e prático o que parece muito complicado e difícil. Quem complica, complica apenas para parecer o que não é.

___

Emerson E-Kan

Filosofia Realista, 2022

____


__
#FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #f #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #bukowski #ekan #eghuskaninnri #brasil #literatura #literaturabrasileira #filosofia #filosofiarealista #textos #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #art #arte #literatura

 

LEIA, TAMBÉM:

 

O que é a Filosofia Supra Realista?

 



Comentários

Postagens mais visitadas