Os novos sofistas e enchedores de linguiça


Os Novos Sofistas -
Os Novos Sofistas -  Desde que o mundo é mundo, sempre existiram os enchedores de linguiça. Hoje em dia, muitos deles se alcunham de "influencer", "criador de conteúdo digital" e até "Copywriter" e a linguiça que mais enchem para vender é a da "felicidade".  "Coma minha linguiça e seja feliz!". Em tempo, não estou afirmando que todos os influencers, criadores de conteúdo e copywriter são os novos sofistas, silogistas ou paralogistas, enchedores de linguiça, vendedores de ilusões, estelionatários, picaretas. Contudo, é claro, público e notório, pelo que se vê a todo o momento nas redes umbrais sociais, que 99,999% das pessoas que atuam nesse meio, com a promessa de 'fazer ganhar dinheiro e ser feliz", claramente agem de má-fé e se utilizam do velho e já manjado 'esquema pirâmide', cujo grande 'pop star da pilantragem', no Brasil  e no mundo foi o já falido e extinto Telexfree, 2012/2014. Com efeito, os novos sofistas, os que se utilizam das alcunhas "Influencer", "Criador de conteúdo digital", "Copywriter" e outros epítetos, com a intenção de conseguir dinheiro fácil enganando trouxas, ou seja, com a clara intenção de cometer os mais diversos crimes, entre eles, o de estelionato, agem de maneira similar aos fanáticos e picaretas do extinto Telexfree. Entretanto, todos sabem, nesse mundo existe louco para tudo, e o fato é que enquanto existir imbecis e idiotas caindo em golpes, existirão os saltimbancos, farsantes, charlatões, picaretas, estelionatários, sofistas. Por isso, a habilidade de ler a realidade, a capacidade de observação atenta, detalhista e a análise profunda de todas as coisas, nunca foram tão essenciais quanto nesses dias estranhos e loucos.

In___Livro: Miscelânea Insólita - Aforismos, poesias, experiências e pensamentos, Emerson E-Kan, 2022. Aforismo nº 40.

___ 

Sobre a expressão: "Encher Linguiça"

[...] “Encher linguiça” é uma expressão popular que significa enrolar, preencher um espaço vazio com embromação, ou seja, com informações irrelevantes e de nenhum interesse.

A expressão pode ser utilizada em várias ocasiões do cotidiano, como por exemplo numa prova acadêmica, numa conversa ou em todas as situações em que o conteúdo da informação é repetitivo, e que não ajuda a agregar um novo entendimento sobre o assunto discutido.

Geralmente, a expressão é utilizada quando alguém fica estendendo um assunto com detalhes ou questões sem a menor importância.

Popularmente, um indivíduo que “enche linguiça” também pode ser reconhecido como um sujeito que arranja qualquer assunto desinteressante para impressionar alguém ou "matar o tempo", geralmente homens tentando impressionar mulheres.

“Encher linguiça” também é utilizado no mundo acadêmico, uma expressão bastante comum entre os alunos que tentam ganhar pontos em uma prova ou exame com respostas nada objetivas, enrolando a respeito do conteúdo apenas para aparentar que escreveram mais linhas ou páginas.

Origem da expressão

Antigamente, apenas as pessoas mais ricas e nobres conseguiam comer carnes frescas e de boa qualidade. O restante da população tinha que se contentar com os restos.

Para aproveitar toda a carne “sem interesse”, as pessoas começaram a encher as tripas dos porcos com as carnes e gorduras de baixa procedência.

A partir deste costume, surgiu a expressão “encher linguiça”, remetendo a ideia de “encher um conteúdo com coisas sem qualidade, sem importância ou interesse”.

Saiba mais sobre o significado de outras expressões populares, como "Memória de elefante" e "Estômago de avestruz".[...] (Com Site Significados)

____ 

Sobre sofisma, silogismo e paralogismo

[...] O que é Sofismo:

Sofismo ou sofisma significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar.

Atualmente, um discurso sofista é considerado uma argumentação que supostamente apresenta a verdade, mas sua real intenção reside na ideia do erro, motivado por um comportamento capcioso, numa tentativa de enganar e ludibriar.

Em um sentido popular, um sofisma pode ser interpretado como uma mentira ou um ato de má fé.

Saiba mais sobre o significado de capcioso.

O sofismo não deve ser confundido com o paralogismo, que também se baseia em um raciocínio falso, uma falácia ou pensamento ilógico, mas com a diferença de ser feito de boa fé. O paralogismo é relacionado com a ignorância, quando o indivíduo não tem a consciência de sua falsidade.

No entanto, a definição de sofismo mudou bastante ao longo dos séculos. Na Grécia Antiga, por exemplo, o termo era utilizado no sentido de “transmitir sabedoria” através de técnicas de retórica e argumentação.

Etimologicamente, sofismo deriva do grego sophisma, em que sophia ou sophos significam respectivamente “sabedoria” e “sábio”. Esta palavra passou a denotar todo tido de conhecimento sobre os assuntos humanos gerais.

Os sofistas da Grécia Antiga eram conhecidos por serem importantes professores, que viajavam pelas cidades e ensinavam aos seus alunos a arte da retórica, que era muito importante para quem desejasse seguir na vida política.

Os sofistas eram considerados mestres nas técnicas de discurso, fazendo com que o interlocutor acreditasse rapidamente naquilo que falava, sendo verdade ou não.

O principal compromisso dos sofistas seria em fazer com que o público acreditasse naquilo que diziam, e não com a busca pela verdade ou em instigar este sentimento no interlocutor.

Sócrates foi um dos principais opositores ao pensamento sofista, que além disso também detestava as elevadas taxas que os professores sofistas cobravam de seus alunos.

Platão e Aristóteles também foram importantes filósofos que desafiaram o sofismo, que a partir de então passou a ter uma conotação pejorativa como uma forma de desonestidade intelectual.

Exemplos de sofismos

Como dito, um sofismo é um argumento aparentemente lógico, cujas premissas não sustentam a conclusão. Para ilustrar o assunto, veja os exemplos:

"Se o amor é cego, e Deus é amor, então Deus é cego."

"Quem não trabalha tem muito tempo livre. Se tempo é dinheiro, quem não trabalha é rico."

"Se comer vegetais emagrecesse, elefantes e hipopótamos não seriam gordos."

 

Sofismo e silogismo

O silogismo é um pensamento filosófico apresentado por Aristóteles, que possui uma relação intrínseca com a definição do sofismo.

Silogismo seria a ideia de juntar duas premissas com o objetivo de se chegar a uma conclusão, baseada na dedução.

Por exemplo: “Todo ser humano é mortal” (premissa 1) / “João é um ser humano” (premissa 2) / “Logo, João é mortal” (conclusão).

Mesmo sendo um pensamento lógico, o silogismo pode apresentar conclusões equivocadas, caracterizando-se como um silogismo sofístico. [...] (Com infos do site Significados)

____________

 

NÃO CAIA NAS ARAPUCAS, GOLPES E ENCHEÇÕES DE LINGUIÇA, APRENDA A OBSERVAR MELHOR TUDO, EVITAR CAIR EM GOLPES, PICARETICES, FRIAS, E AINDA TOMAR AS MELHORES DECISÕES NA VIDA E NOS NEGÓCIOS>>>


LEIA: A.C.O -  AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO  (R$ 50,00 REAIS + LIVRO EM PDF DE BRINDE) (LEITURA RÁPIDA).


PEÇA O SEU PELO E-MAIL: EMERSONLCXIII1983@GMAIL.COM  

________________________

Comentários

Postagens mais visitadas