Raul Seixas & a Filosofia A Arte de ser um Maluco Beleza

 


COMPRE O LIVRO >>>> AQUI>>>

 ____

Raul Seixas & A Filosofia
A arte de ser um maluco beleza

"Faz o que tu queres
Há de ser tudo da Lei"

Nota do Autor
Caríssimos e caríssimas,
Este livro é uma tentativa de filosofar com a obra musical de Raul Seixas e, ao mesmo tempo, é uma homenagem crítica a Rauzito, aos co-escritores das canções e as milhões de pessoas que ouviram, ouvem e ainda ouvirão e pensarão a música, a arte e, sobretudo, a filosofia que está  na obra do maluco beleza.
Os grandes e os pequenos, todos vêm e vão, e cada um deixa uma assinatura em sua breve passagem por esse Mundo.
Algumas assinaturas sobrevivem aos milênios, como as de: Homero, Aquiles, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Alexandre, César, Copérnico, Galileu Galilei, Voltaire, Napoleão, Mozart, Beethoven, Thomas Edison, Nietzsche, Einstein, Charles Darwin, Stephen Hawking e tantos outros, porque, são escritas com a tinta de suas vidas.
Os grandes da história, são humanos demasiado humanos. Todavia, eles vão além de seus vícios e complexos de culpas, vão além do ‘meio termo’, ultrapassam a si próprios, se superam, evoluem, ampliam seus horizontes diante da imensidão do universo, da incomensurabilidade da existência e, cada vez mais, deixam de ser ‘quem são’ para se tornarem ‘aquilo que realmente são’: espíritos livres. Livres de si próprios, de sua ‘humanidade-sub-humana’, de sua ‘normalidade’, despidos e sem máscaras enfrentam a vida e sobrevivem ao ‘terrorismo moral’ de suas épocas, transcendendo à um nível quase que incompreensível.
Com efeito, esse livro não foi feito para definir o pensamento de Raul Seixas ou para dizer qual o significado de suas letras. Também, não objetivamos fundar uma nova filosofia, não tencionamos enquadrar os escritos dele dentro das filosofias acadêmicas e muito menos convencer quem quer que seja de que o que escrevemos e pensamos aqui é o melhor e o mais racional. De modo que, rogamos a você, caro leitor, para que não acredite em nada do que lhe informar aqui, tenha você as tuas próprias experiências físicas e extrafísicas.
Essa é apenas uma ‘viagem filosófica’, um exercício cerebral, um ‘cogito’ crítico e sincero sobre algumas questões que envolvem a história da aventura humana sobre a terra, suas ações, idéias, causas e consequências. Talvez, possa colaborar para abertura da mentalidade sobre assuntos que ainda são tabus, servindo de meio para uma reflexão mais sincera da vida, da arte, da cultura e da própria filosofia.
Assim, convido a você para viajar comigo nessa estrada de opiniões, na maior parte, contrárias às da maioria...         

Emerson
E-Kan
___
Vamos lá!

[...] Fruto do mundo
Somos os homens
Pequenos girassóis
Dos que mostram a cara
E enorme
As montanhas
Que não dizem nada [...]
                                              
(Raul Seixas/ Oscar Rasmunssem)
Filosofia? Os gregos entendiam que o amor ao conhecimento que tinham não podia ser mantido apenas para si, preservado, mas, aprofundado, transcendido, levado a todos os povos do mundo, similar ao que sucedeu com o helenismo, embora muito questionado e criticado ao longo da história da Filosofia.
Existe Filosofia hoje em dia? Sim e não. Sim, porque sempre existiu, existe e existirá, é um marco da evolução da espécie humana. Contudo, no Brasil, existe uma tentativa de Filosofia e uma infinidade de imitações, reinterpretações e pensamentos desordenados, reflexo do caos que nasce dentro de cada um de nós. Uma miscelânea de superficialidades, crenças, tolices, baboseiras e títulos acadêmicos.
Além disso, atualmente qualquer um pode se considerar o que quiser...Mestre, Doutor, Pensador, Louco...Mas, não foi sempre assim? Na idade média, por exemplo, havia pessoas que se consideravam donas da verdade e acima da humanidade. E uma fórmula para uma vida mais ou menos duradoura, naquele momento, era:
CRER = VIDA +- DURADOURA...
DUVIDAR = FOGUEIRA!

Simples! Não é mesmo? Contudo, hoje em dia não há mais INQUISIÇÃO? Atualmente há mais inquisidores ou inquiridores? Apesar de vivermos numa época de avanço da tecnologia, da ciência e da exploração espacial, Pensar, duvidar e discordar são coisas raríssimas. Muitos passam o dia rebolando no TikTok e não estão nem aí para ‘o da banha'. E os que ousam pensar, estudar, duvidar, discordar e procurar compreender melhor sabem que essas atividades são tão perigosas quanto o era na idade média...Ou seja, não há tanta liberdade como pregam os panegíricos da frágil democracia contemporânea.
O fato é que Filosofar (Pensar) é um trabalho dos diabos, exige muito esforço, tempo, coragem, empenho.
É algo incomensuravelmente prazeroso, mas ao mesmo tempo, é algo trabalhoso, cansativo, oneroso.
E, num país como o Brasil onde se despreza a educação e a cultura, num país em que se dá mais valor às idiotices das redes anti-sociais, os umbrais virtuais, as dancinhas retardantes do TikTok, as bundas das ‘bonequinhas sorriso’ nas TV´s e em toda parte, as crendices e vulgaridades, uma das formas mais simples de Filosofar (Pensar) e fazer Filosofia é através de músicas como as de Raul Seixas e de outros artistas tão importantes quanto...
Na verdade, Filosofar é dar a cara à tapa...Por isso, há muitos dos que pensam, mas, poucos ‘dos que...

 

QUER VER TODO O LIVRO? COMPRE EM CLUBE DE AUTORES https://clubedeautores.com.br/livro/raul-seixas-e-a-filosofia

Comentários

Postagens mais visitadas