A ignorância, o fanatismo, a cegueira: a incapacidade de ver o óbvio
Citando um breve exemplo, sobre a política do Brasil atual: de um lado você tem o copo com veneno (Lula, Bolsonaro, Centrão, esquemas com alguns do STF, com tudo em favor da bandidagem política, da criminalidade em geral, a insegurança jurídica que que prejudica o País, que gera desemprego maior do que já existe, sub-emprego, mais miséria, mais violência, todas as coisas, ações e discursos que pioram tudo, ou seja, a antiga política, que é o que todos eles juntos representam).
E do lado você tem o copo com água limpa, ou seja, uma chance (seja qual for ela eleitoralmente, mas há uma chance) de um novo Brasil sem todos os tranqueiras da velha política (supra citados) e que atrapalham o país e o povo.
A escolha parece bem óbvia.
Mas, na 'hora h', e até aqui a história prova e comprova, o povão vai lá em mete a boca no copo com veneno, mesmo tendo a opção de um copo com água limpa.
Darcy Ribeiro, dizia: "a crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto".
E agora vemos o resultado do projeto que foi ao longo de décadas, muito bem executado. Ou seja, o Brasil tem um bando de analfabetos totais e funcionais, ignorantes, uma penca de fanáticos por politicopatas, corruptopatas e religiopatas, uma multidão de cegos, surdos e mudos à realidade que brincam com fogo de 4 em 4 anos.
Enquanto a grande massa, especialmente, a eleitoral, for incapaz de ler o óbvio, de fazer o óbvio, de perceber e mega cagada que está fazendo sendo ignorante, o Brasil nunca sairá da merda e a tendência é mesmo só piorar.
O mesmo vale para todo o mundo.
As pessoas, em sua maioria se tornaram incapazes de ler a realidade óbvia. Imagina decidir o destino de uma Nação num único momento, teclando alguns números?
Enquanto tiver 'gente' optando pelo copo com veneno ao invés do copo com água limpa, o Brasil e o Mundo seguirão sendo um completo 'umbral na Terra'.
E convenhamos, muitos, talvez a maioria sabe da merda que está a fazer, mas faz mesmo assim, por pura ignorância, fanatismo, cegueira.
'A verdade é singular, as versões da verdade é que são inverdades', dirá a personagem Sonmi 451 do Filme Cloud Atlas, baseado no livro Atlas das Nuvens de David Mitchell.
Podemos dizer, com muita tranquilidade, que isso é um fato. Ou seja, a verdade é simples.
A verdade, na maioria da vezes, é óbvia e ululante, clara, pública e notória, salta aos olhos.
A maioria das pessoas até sabem a verdade e o que é fato, mas por interesses escusos e malignos, ultrajam a verdade, distorcem os fatos, criam narrativas, mentiras, fake news, inverdades, convencem a si mesmas e a outros com suas inverdades travestidas de verdade, e repetem incessantemente essas inverdades em suas mentes poluídas, já em avançado estágio de putrefação mental, moral e espiritual, como um mantra. Mas, a verdade, por mais ultrajada que esteja, sempre será simples, acessível a todos, pelos sábios e pelos tolos.
Ter coragem para falar a verdade exige conhecimento e quem obteve conhecimento de verdade, tem a obrigação moral e espiritual de sapere aude, ou seja, de servir-se de seu conhecimento.
E-Kan
Emerson
Comentários
Postar um comentário