Tempora mutantur et nos mutamur in illis
Tempora mutantur et nos mutamur in illis
Quem estuda Tácito (56-117), sabe disso.
A frase "tempora mutantur et nos mutamur in illis" (ou, em algumas versões, "tempora mutant et nos mutamur in illis") significa algo como "os tempos mudam e nós mudamos com eles." É um lembrete clássico de que nada permanece o mesmo – o tempo avança, e a gente vai se adaptando, querendo ou não.
Pode ser interpretada como um convite para abraçar a mudança, porque, no fim das contas, não dá para lutar contra o fluxo. Se a moda dos anos 80 voltou, quem somos nós para questionar? A frase reflete a natureza constante de transformação das circunstâncias e das pessoas. Seja por causa de novas tecnologias, ideias ou crises existenciais de meia-idade, estamos sempre nos ajustando aos tempos.
Em outras palavras, é o jeito culto de dizer "quem fica parado é poste".
A autoria exata da frase "Tempora mutantur et nos mutamur in illis" não é clara. Ela é muitas vezes atribuída a filósofos ou escritores da Antiguidade, mas não há uma fonte definitiva que a confirme como pertencente a um autor específico daquela época. A frase parece ter surgido e sido popularizada durante a Idade Média ou Renascença, em tratados e textos sobre a mutabilidade da vida e o impacto do tempo.
Alguns estudiosos acreditam que sua origem pode estar em provérbios medievais ou variações de conceitos latinos antigos, mas a formulação exata como a conhecemos hoje provavelmente se consolidou com o passar dos séculos.
Portanto, não é de autoria de um pensador específico, mas sim uma máxima que reflete ideias filosóficas sobre a passagem do tempo e a transformação, que já estavam presentes em textos antigos.
🎭📚📚📚📚📚📚📚📚📚
📚
📚
;
;
;
;
;
;
;
;
;
;
@e.fil___
#reflexão
#filosofia
#literatura
#historia
#brasil
#livros
#leitores
#filosofialiteratura
#livrosdeekan
#humor
#meme
#memes
#filosofiacomhumor
Imagem: pin/13721973835554548/
Comentários
Postar um comentário