Vadio tecnológico
O vadio tecnológico é o sujeito que usa IA (que delira e faz coisas às vezes nada a ver) para fazer tudo.
Tenho observado muito isso nos estudantes das escolas públicas (8ª e 9ª séries e nos 3 anos de ensino médio), mas muito fortemente nas Universidades Públicas Brasileiras.
Isto é, está se criando uma multidão de analfabetos tecnológicos funcionais que acham que 'a malandragem com IA resolve tudo'.
De outro lado, os professores (maioria Doutores e Pós-doutores) também se tornaram analfabetos tecnológicos funcionais, porque não se adaptaram a 'nova realidade do mundo IA-lizado e algoritmizado' e, ao invés de buscarem se informar, se capacitar para esse novo mundo, preferem (a maioria dos professores é assim) ser NEGACIONISTAS TECNOLÓGICOS, e agir tiranicamente proibindo totalmente o uso de IA em trabalhos acadêmicos, criando tensão dentro dos cursos, esvaziando os cursos nas públicas (as EAD avançam), e até criando problemas jurídicos para si mesmos, uma vez que NÃO EXISTE LEGISLAÇÃO NO BRASIL E NEM NORMA DO MEC QUE PROÍBA O USO DE IA NO MEIO ACADÊMICO, e até pelo contrário, as universidades usam, os professores usam, mas querem (os tolos hipócritas) proibir o uso por parte dos alunos.
No mesmo sentido, na caótica e falida sociedade de idiotas comandada por canalhas, as correntes conservadoras radicais, chegam ao cúmulo de dizer que 'tem que tirar o celular das crianças e adolescentes', como se isso resolvesse alguma coisa.
Tirar, proibir, coibir NÃO RESOLVE NADA. Nem para crianças, adolescentes, nem adultos, nem nas escolas, nem nas universidades. (Só em presídios, mas nem isso o desgoverno consegue fazer).
Penso, filosoficamente e praticamente, portanto, que se faz necessário uma EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, um LETRAMENTO TECNOLÓGICO, uma CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA para um USO RACIONAL, INTELIGENTE, ÉTICO E PRAGMÁTICO DA TECNOLOGIA, desde as mais tenras idades. (Dentro de casa, nas famílias e na escola, ensino técnico, universidade etc)
Além disso, penso sim, que o desgoverno e seu falido MEC já deveriam ter incluído no sistema público de educação, uma disciplina específica de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA desde as mais tenras idades até o ensino superior. Ou isso, ter pelo menos o básico sobre a tecnologia e seu uso racional e ético, ou o Brasil será para sempre um país de maioria analfabeta tecnológica funcional.
Repito: as pessoas precisam tomar posse do conhecimento tecnológico, estudar, fuçar, buscar, aprender ao máximo as tecnologias, se capacitar, ou seja, as pessoas precisam usar todas as tecnologias para melhorarem a qualidade de suas vidas, otimizar seu tempo de trabalho, atividades, tarefas, e ter mais tempo para viver e não ser escravo das necessidades, das obrigações, deveres, e tudo que o mundo da tirania capitalista tecnocrata ultra-dinheirista impõe violentamente.
Mas, infelizmente, num mundo de analfabetos tecnológicos funcionais e negacionistas da tecnologia (seja por motivos de ideologia anacrônica, seja por pura e bizarra ignorância) o que vemos é o aumento do número de vadios tecnológicos, os que se acham espertos e que usam IA para tudo, mas não chegam a lugar algum, a não ser enganarem a si mesmos, e quando muito outros igualmente analfabetos tecnológicos funcionais.
Use a tecnologia e não seja usado por ela.
____E. E-Kan
Autor, editor, compositor e outras coisas.
.......................
LER O QUE FOI POSTADO SOBRE IA E TECNOLOGIA NO BLOG ATÉ AQUI>>>>>>>>>>
Comentários
Postar um comentário