Política, Futebol, Militância...


A política é quase igual ao futebol, quase...

Não vejo o menor problema do sujeito torcer por político, há muito tempo se faz isso no mundo todo.

Logicamente, eu jamais recomendaria que as pessoas torçam por políticos, isto é, torcer criticamente para que um governo dê certo, para que o país não afunde é patriotismo genuíno, coisa bem diferente de torcer por político, "patriotarismo idiota".

Além disso, há um abismo entre torcer por político e FANATIZAR por político. No Brasil, bizarramente, 99,999% dos militantes, de todos os lados, são militontos fanáticos que passam pano para tudo, levam tudo às últimas consequências e depois passam vergonha alheia. 

Todos sabem que todos os políticos, em algum momento, aprontam alguma coisa ruim e todos, sem exceções, deixam seus eleitores na mão em um ou em muitos sentidos.

Como pensador realista, penso que político eleito e que leva grana do povo têm que mostrar resultado e fazer seu trabalho direito. Não fez? É pau! 

Não sou contra militante, portanto. Torcer por alguém, um partido, uma ideia, um time, seja o que for, isso todo mundo faz desde que o mundo é mundo. O que sou contra é o puxa saco, o bajulador barato, sobretudo, o fanático.

O time está indo mal? A torcida apoia, incentiva porque quer ver melhorar. Mas quando se vê o time indo mal porque a diretoria rouba, desvia e os jogadores vivem na gandaia, na putaria, de fuleiragem, pouco se lixando para tudo, o que o torcedor dedicado faz? Vai lá no aeroporto, no CT e manda a real, pega pesado, pressiona. Não é?

Então, sou a favor do torcedor que cobra excelência, que cobra compromisso, para que o time seja vencedor, seja o melhor, seja campeão ou que tenha o mínimo de postura e que não passa pano para as merdas que o time fala e faz.

Torcedor que passa pano para as merdas que o time faz não é torcedor, mas um puta burro puxa saco de um time que não vale nada e que não está nem aí para a coisa toda. O torcedor que passa pano para um time vadio, sem-vergonha ou corrupto está ajudando a afundar o time. 

É por isso que tenho dito e repetido há tempos que: não existe ser mais abjeto nesse mundo que o puxa saco, aquele que finge que não vê as merdas e, pior, ainda apoia as merdas que são feitas. 

A minha política pessoal com relação ao puxa saco é tolerância zero. E a sua? Você dá um contra na categoria ou deixa a vaidade te amolecer e, posteriormente, te afundar? 


_____________
E-Kan


Imagem: La Pelota Que Sigo

Comentários

Postagens mais visitadas