Michelangelo, Nietzsche, I.A e a Incomensurabilidade Cósmica


A obra chamada, "A criação de Adão", feita entre 1508/1512, por Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (6/03/1475 - 18/02/1564), e que está  no 
Teto da Capela Sistina, no Vaticano-Roma, foi encomendada pelo Papa Júlio II.

A historinha mais contada é que a obra foi criada retratando a 
passagem bíblica em que Deus dá origem à humanidade, simbolizada na figura do primeiro homem, Adão.

Na década de 90, Frank Lynn Meshberger viu em A criação de Adão uma semelhança entre o desenho da anatomia cerebral e a figura de Deus com anjos envoltos no manto vermelho.

Segundo estudos, Michelangelo representou inclusive algumas partes internas do órgão, como o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e o cerebelo. Para alguns, a teoria do cérebro faz sentido, tendo em vista que Michelangelo era profundo conhecedor de anatomia. 

Particularmente, penso que Michelangelo, ao (talvez), subliminarmente, ter deixado uma forma de cérebro na obra, estava à dizer que Deus nada mais é que um 'invenção humana', do cérebro humano, da mente humana e que o ser humano, perdido no imenso vazio existencial que há dentro dele, sobretudo, perdido nos labirintos de sua mente, dificilmente conseguirá compreender isso, tocar esse mistério, muito menos, o mistério da Incomensurabilidade Cósmica. 

Isto é, na imagem, o homem consegue ver Deus (saber que há muito mais do que há), porém, não consegue tocá-lo, não consegue compreendê-lo, sequer imaginar a sua incomensurável grandeza. 


Uma curiosidade

Repare que muitas figuras angelicais acompanham Deus que tem um corpo com curvas bem femininas, realçadas pela vestimenta leve e clara.

Repare que Deus traz uma mulher protegida pelo braço, entre os anjos. 





Para alguns, esta poderia ser Eva, companheira de Adão, que ainda esperaria nos céus pelo momento de descer à Terra. Evidentemente, isso quebraria a teoria de que "a mulher foi feita da costela de Adão".

Também, de certa forma, ainda que muito remotamente, isso apontaria para a teoria do "Ancestral Comum", "de um, surgem dois", neste caso, alegoricamente, teoricamente, "Adão seria uma célula que gerou mais uma (Eva) para depois, as duas gerarem mais células que se reproduzirão 'ad aeternum'. 

O Incomensurável Vazio e o Abismo entre O Criador e a Criatura

Se repararmos bem, embora muitos falem que "Deus teria tocado no homem", (até então, molenga), e lhe dado habilidades, pode-se observar, claramente, que há um espaço entre Deus e Adão e que os dedos não se tocam de fato. 

Esse espaço, teoricamente, ao meu ver, é a Incomensurabilidade Cósmica, ou seja, aquilo que jamais será tocado, conhecido, compreendido, talvez, sequer imaginado em sua totalidade. (A humanidade, esse bando de animais falantes que se acham pensantes, jamais conhecerá todo o Universo, que dirá todo o Cosmos!!!).

Quer dizer, a humanidade conhece muito pouco de si mesma, da Terra, do seu Sistema Solar, que dirá da Galáxia e muito menos sabe alguma coisa que presta (sim, há avanços, minúsculos, mas nada para além de teorias e catálogos científicos) sobre o Universo e, portanto, quase nada sabe sobre o Cosmos, a existência de outros universos, dimensões e mundos possíveis. 

(Contudo, mesmo assim, alguns que se acham super inteligentes, acreditam e teorizam que não existe nada além do que conhecemos, reduzindo, toscamente, toda a incomensurabilidade cósmica ao tragicômico e bizarramente falho conhecimento humano). 

Por último, já que estamos nesse 'jogo de imaginação', apresento uma montagem que fiz acima, com a obra de Michelangelo e o futuro da humanidade tentando brincar de Deus através da Inteligência Artificial.

Sabemos que o principal foco dos que se acham donos do Planeta Terra (1% dos humanos que detém 99% das riquezas da Terra; a Corte das Corujas da Terra) é 'criar' uma I.A avançada para equipar robôs e sistema com o objetivo de acelerar a exploração espacial e a invasão/colonização de outros mundos. 

Então, a última figura abaixo, é a humanidade brincando de Deus. 

Conseguirá a humanidade, 'criar' uma forma de vida sintética à sua semelhança e, assim, ser tornar 'como Deus'??? 

Será a humanidade, (feito Deus), (num viés Nietzscheano) algum dia ser morta pela sua criatura? 

Conjecturemos...


E-Kan

____

LER TAMBÉM:


A espécie animal que achava ser "a única forma de vida inteligente em todo o Cosmos"


___Imagem: Montagem de E-Kan.

Comentários

Postagens mais visitadas