Fanatismo religioso



__


A charge de, Gianfranco Uber, chama a atenção sobre o massacre de Oslo-Noruega (22/07/2011), executado pelo Neo-nazifascista e fanático religioso, Anders Behring Breivik, que assassinou 77 pessoas. O psicopata fanático se auto-declarava: "Cavaleiro Templário da Noruega."

Porque trazemos isso à reflexão?

Num comentário, numa rede social, uma cidadã disse:

"Nem todo crente é fanático, que não se pode generalizar etc."

Sim, nem todo "crente" é fanático, só 99,999% dos crentes são. 

Há, dentro do meio dito religioso, uma minoria da minoria da minoria, 0,1% e e olhe lá, que dignificam a sua fé sendo de fato honestos, humanitários sendo exemplo pelas obras em prol dos necessitados e do progresso humano mas nada podem contra a maioria que é cretina e crentelha, principalmente, nada podem contra os donos das religiões, dos templos e das contas bancárias. 

Infelizmente, a maioria das pessoas só está nessa de religião por pura preguiça de pensar, burrice e ignorância, e, claro, por interesses nada espirituais, por grana, poder, status, pose e até perversão sexual. 

Com efeito, devo dizer, com base em minhas próprias experiências por vários anos no meio religioso, que 99,999% das pessoas ditas "religiosas", na verdade não passam de grandes canalhas, psicopatas, sociopatas, estelionatários, abusadores, criminosos, sobretudo, religiopatas, politicopatas, corruptopatas, crentelhos fanáticos da pior espécie que se aproveitam das multidões de abestalhados e ignorantes para roubá-los descaradamente, enriquecer criminosamente, promover fake news, enganações, golpe de estado, controlar cidades, comunidades, destruir vidas e destruir até mesmo a própria Religião no sentido de "religar" a humanidade à algo maior. Não existe desgraçado maior que o Religiopata, o tipo do crápula que usa e abusa das multidões para se dar bem, encher os bolsos e posar de 'guia espiritual'. 

Esse fato empírico, foi o que me fez abandonar toda e qualquer forma de religião em caráter definitivo. "Templo é dinheiro"..."O fanatismo religioso é o mega câncer do Planeta Terra", disse assertivamente Waldo Vieira. 

A história já comprovou que toda religião, cedo ou tarde, descamba para o fanatismo, causando uma infinidade de tragédias, de vários níveis, em todos setores da sociedade e que, gradativamente, pela distorção total de todos os valores humanos, pelo apego doentio às coisas materiais, levará a humanidade à extinção ou de volta à Idade da Pedra.

Cioran diz, em Breviário da Decomposição, no aforismo inicial, Genealogia do Fanatismo, dirá que o "fanatismo é uma tara capital". 


"O que é a Queda senão a busca de uma verdade e a certeza de havê-la encontrado, a paixão por um dogma, o estabelecimento de um dogma? Disso resulta o fanatismo – tara capital que dá ao homem o gosto pela eficácia, pela profecia e pelo terror –, lepra lírica que contamina as almas, as submete, as tritura ou as exalta..."

Penso, particularmente, que todo o indivíduo que busca o Esclarecimento, a verdade relativa de ponta, sobretudo, que busca ser melhor ou menos pior, que trabalha, sofre e briga pelo progresso humano está anos luz afastado de toda forma de religião e dogma. 

Como dirá Nietzche no Livro: Humano, Demasiado Humano, Aforismo 292, ‘Para Frente’ :

“Em direção à luz – teu último movimento;
um viva ao conhecimento – teu último grito.” 

___
E-Kan
Filosofia Realista

.
.
.
O crentelho é o sujeito mais imbecil que já existiu. Em sua bizarra conduta imoral diária, ele consegue ultrajar a sua própria fé para fanatizar e idolatrar bandidos, estelionatários da fé, politicopatas, corruptopatas e religiopatas. O crentelho é o imbecil que troca Jesus pelo politicopata de estimação ou compara seu politicopata de estimação com Jesus. Trata-se, de fato, de um dos tipos de indivíduos mais abjetos da face da Terra.

Isso, obviamente, não significa, ao nosso modo de ver as coisas, que toda a pessoa religiosa, crente ou dedicada aos estudos religiosos, ao espiritualismo de modo geral é crentelha.

Certamente, nesse meio como em todos os outros, há as raríssimas exceções, aqueles que dignificam, honram e testificam por suas obras aquilo em que acreditam, professam e pensam.

Contudo, nesse mundo cão, sobretudo, no Brasil da polarização política de 2022, vemos que muitos crentes, a maioria esmagadora dos ditos crentes de quase todas as religiões, são crentelhos de fato, isto é, são indivíduos bizarros que ultrajam a sua própria fé para defender o indefensável, o absurdo, o ridículo, a mentira, a fake news, o negacionismo e todo o tipo de idolatria cega, fanatismo, radicalismo e extremismo.

O mais tragicômico de tudo: os crentelhos esperam pelo Céu fazendo o diabo. Acham, tais mentes bizarras, com senso de realidade totalmente distorcido, que irão para o Céu após uma vida de fanatismo, podridão mental, moral e espiritual. Vão sonhando! Se existir isso que chamam de inferno, é para lá que todos os crentelhos irão direto, sem chance de salvação.


In___Livro: Miscelânea Insólita - Aforismos, poesias, experiências e pensamentos, Emerson E-Kan, 2022. Aforismo nº 41.






Comentários

Postagens mais visitadas