Eça de Queiroz e a força que só os realistas têm


O que é ser um realista? Para mim, ser realista é estar pronto para todo tipo de treta, sobretudo, num mundo de idiotas comandado por canalhas, numa sociedade fake, com uma humanidade vil e em sua maioria já podre de alma, mente e coração. Ou seja, ser realista é ser um praticante do Sapere Aude e ter a energia, a coragem e a loucura de falar, escrever e difundir o que pensa sobre tudo, sem a menor cerimônia, direto, metendo o dedo da ferida. Evidentemente, para ser um realista como descrito é preciso conhecimento, esclarecimento, leitura, estudo, práxis, sobretudo, ser cobaia de si mesmo nas experiências da vida e isso não ocorre da noite para o dia. Afinal, falar, ler, escrever, emitir opiniões sobre tudo até os analfabetos funcionais o fazem, não é? 

Nos tempos dos primeiros filósofos gregos, muitos passavam mais de 20 anos com seus mestres, depois mais uns 15 anos andando pelo mundo até fixar-se e criar uma escola ou difundir suas próprias ideias de maneira nômade, itinerante. Ou seja, penso que os verdadeiros realistas, os que tiveram uma vida intelectual de verdade e que foram cobaias de si mesmos na vida prática, só conseguem iniciar o seu trabalho em prol do Esclarecimento de si mesmo e do mundo após os 40 anos de idade, com ápice após os 50 anos de idade. Antes disso é tudo preparação, mero aprendizado, escola/universidade. Contudo, se engana quem acha que se tornou conhecedor de alguma merda só porque passou 4 anos numa universidade enchendo linguiça ou porque tem Mestrado, Doutorado, Pos-doc e demais títulos e honrarias acadêmicas. Devo dizer que entre os 'super colecionadores de títulos acadêmicos', é onde estão a maioria dos analfabetos da vida, os idiotas engomados, os tolos iludidos. O verdadeiro realista, em suma, tem uma força, uma potência, uma energia atômica e é por isso que sua vida se consome rapidamente, como uma bomba ao explodir. Dessa forma, penso que poucos são os que podem ser chamados de realistas.


Eça de Queiroz, para mim, é um realista, embora tenha vivido apenas até os 55 anos, vitimado por um câncer de estômago ou cirrose aos 16/8/1900. (Saiba mais sobre Eça, aqui).

De fato...

Muito me agrada o realismo de Eça de Queiroz e sua imensa capacidade detalhista sobre o mundo e a vida de uma forma geral mas, sobretudo, a sua capacidade de falar a real e mostrar como funcionava o mundo cão em sua época, a hipocrisia, a crueldade e o caminhão de chifres dos endinheirados.


Três frases dele que aprecio:

“Céu e inferno são concepções sociais para uso da plebe.”

“Só os começos são bons.”

“Falha-se sempre na realidade aquela vida que se planeou com a imaginação.”

_______Eça de Queiroz

#eçadequeiroz

Por E-Kan

Comentários

Postagens mais visitadas