Um pouco de Nelson Rodrigues, só para maiores de idade mental


Só para maiores de idade mental, humana e espiritual
___

A polarização idiota e nociva na qual o Brasil está mergulhado me obrigam a ressaltar que todo aquele que bajula políticos está fadado a se foder e foder todo mundo junto. 

Jamais idolatre político algum!!! 

Ademais, faço das palavras de Nelson Rodrigues, as minhas:

"Eu sou um anticomunista que se declara anticomunista. Geralmente, o anticomunista diz que não é. Mas eu sou e confesso. E por quê? Porque a experiência comunista inventou a antipessoa, o anti-homem. Conhecíamos o canalha, o mentiroso. Mas, todos os pulhas de todos os tempos e de todos os idiomas, ainda assim, homens. O comunismo, porém, inventou alguém que não é homem. Para o comunista, o que nós chamamos de dignidade é um preconceito burguês. Para o comunista, o pequeno burguês é um idiota absoluto justamente porque tem escrúpulos".

(Nelson Rodrigues__In__Entrevista à VEJA em 1969 - (re) veja https://veja.abril.com.br/coluna/reveja/8220-quem-e-voce-nelson-rodrigues-8221)

E antes que algum otário venha dizer que defendo o lado oposto ou me xingar de fascista, também faço das palavras de Nelson Rodrigues, as minhas:

[...] “Nelson, você é da esquerda ou direita?

"Eu me recuso absolutamente a ser de esquerda ou de direita. Eu sou um sujeito que defende ferozmente a sua solidão. Cheguei a essa atitude diante de duas coisas, lendo dois volumes sobre a guerra civil na história. Verifiquei então, o óbvio ululante: de parte a parte todos eram canalhas. Rigorosamente todos. Eu não quero ser nem canalha da esquerda nem canalha da direita." [...] 

In___Clarice Lispector – Entrevistas – Editora Rocco.

ADEMAIS, POR FIM...

Sempre procuro ver as coisas de uma certa altitude, quiçá sideral, não porque me considere alguma merda, mas porque é preferível subir ao espaço num balão do que ficar na Terra com um bando de idiotas. 

E, nesse sentido, aqui, também cito Nelson:

"O ser humano é o único que se falsifica. Um tigre há de ser tigre eternamente. Um leão há de preservar, até morrer, o seu nobilíssimo rugido...Mas o ser humano pode, sim, desumanizar-se. Ele se falsifica e, ao mesmo tempo, falsifica o mundo”.

“O ser humano é o único que se falsifica. Um tigre há de ser tigre eternamente. Um leão há de preservar, até morrer, o seu nobilíssimo rugido. E assim o sapo nasce sapo e como tal envelhece e fenece. Nunca vi um marreco que virasse outra coisa. Mas o ser humano pode, sim, desumanizar-se. Ele se falsifica e, ao mesmo tempo, falsifica o mundo”. — Aparenta desânimo. — “O ser humano, tal como imaginamos, não existe”. — Expressa-se, de forma veemente: — “É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez”. — Diz enquanto retira um cigarro do maço e manipula um isqueiro: — “Somos aquela pureza e somos aquela miséria. Ora aparecemos varados de luz, como um santo de vitral, ora surgimos como faunos de tapete”. — Engrossando e reforçando o timbre de voz: — “Só não estamos de quatro, urrando no bosque, porque o sentimento de culpa nos salva.” — Neste instante, aproxima-se e em voz baixa, fumando mais um cigarro: — “O homem não nasceu para ser grande. Um mínimo de grandeza já o desumaniza. Por exemplo: — um ministro. Não é nada, dirão. Mas o fato de ser ministro já o empalha. É como se ele tivesse algodão por dentro, e não entranhas vivas.” — Silêncio prolongado. — “O ser humano é cego para os próprios defeitos. Jamais um vilão do cinema mudo proclamou-se vilão. Nem o idiota se diz idiota. Os defeitos existem dentro de nós, ativos e militantes, mas inconfessos. Nunca vi um sujeito vir à boca de cena e anunciar, de testa erguida: ‘Senhoras e senhores, eu sou um canalha’”. — E, em tom eloquente: — “Não há nada que fazer pelo ser humano: o homem já fracassou”. 


In___: A última entrevista de Nelson Rodrigues https://www.acardigon.com/single-post/2017/10/22/a-%C3%BAltima-entrevista-de-nelson-rodrigues  

__________

Emerson E-Kan

#Brasil #comunismo #burrice #brasilia #nelsonrodrigues #filosofia #letras #libertario

Comentários

Postagens mais visitadas