China X USA: a guerra mundial das Inteligências Artificiais
SOBRE A DEEPSEEK
De cara, muito marketing, muita propaganda, muita mídia, mas quase nenhuma entrega consistente. Eu, particularmente, quando vejo uma coisa sendo muito propagandeada, fico com os dois pés atrás, cabreiro, desconfiado. Principalmente, quando você observa um monte de gente que não entende absolutamente nada de IA Geral, IA Generativa, Deep Learning, Engenharia de Prompt e Algoritmos, falando sobre 'a novidade do momento', como se fossem profundos conhecedores do assunto.
Poderia, em tom de ironia e provocação, dizer que 'DeepSeek é o ChatGPT do Paraguai', já que quase tudo que vem da China é pirata, imitação barata, de pouca qualidade e durabilidade. Claro, há muito ainda para ser desenvolvido, então, a tendência é 'evoluir'. ALIÁS, JÁ ESTÁ EVOLUINDO VIOLENTAMENTE. A China tem milhões de pessoas trabalhando dia e noite, por quase nada ou por puro 'patriotismo' e lealdade total a Xi Jinping e ao Partido Comunista, para fazer a coisa toda dar um salto gigantesco.
Contudo, nesse momento, em termos práticos, após diversos testes práticos, sobretudo com diversos prompt´s, posso dizer com todas as letras que o ChatGPT continua rápido, lê grandes arquivos, exige um pouco mais de Prompt, exige logins diversos para usar a versão aberta 4-0, mas ainda assim está anos-luz à frente da chinesa DeepSeek. Deep Seek é aberta, mas é lenta, lê só até 12% (a 30%) dum PDF, é lenta demais para análise de um grande volume de dados (cai toda hora).
HÁ TAMBÉM MUITAS OUTRAS RESTRIÇÕES NA DEEPSEEK CHINESA, PRINCIPALMENTE, QUANDO OS ASSUNTOS TRATAM DE QUESTÕES RELACIONADAS A "CHINA", ISTO É, A SUA "BUSCA PROFUNDA" NÃO É TÃO PROFUNDA ASSIM.
Além disso, a disposição da DeepSeek para "sentimentos da computação", redes neurais, algorítimos e outros também é muito mais lenta que a do GPT 4-0.
Pode ser que melhore em termos de velocidade de análise de dados, no futuro? Talvez. Toda infraestrutura de IA requer máquinas potentes, sistema de energia, etc. Ou seja, não é tão simples assim.
Com efeito, o resultado atual da DeepSeek é MEIA BOCA, ainda tem muito a melhorar para chegar mais perto do ChatGPT, o qual está na sua versão 4-0 (parte aberta) e 4-01 (IA Racional Avançada) paga.
Portanto, em termos de qualidade e velocidade de dados, o GPT da OpenAI está bem à frente da IA Chinesa DeepSeek, até o momento.
Com efeito, é agora que a coisa pega fogo nessa guerra mundial de IA´s e certamente, em sequência, surgirão atualizações dessas duas gigantes do mundo das IA´s. Estaremos ligados.
DEEP SEEK V3 - R1: MUITA PROPAGANDA, POUCA AÇÃO
CHATGPT 4-0 AMASSANDO A DEEPSEEK
Recentemente, Trump disse que vai "IA-lizar" toda a infraestrutura do governo dos USA. Inclusive, em seus anúncios, em outras palavras, Trump disse que o governo dos USA 'capturou' a OpenAI, dona do ChatGPT e a colocou debaixo das asas da águia do governo. Ou seja, é uma 'estatização indireta' da OpenAI, um 'confisco não-declarado'. Deu até treta por causa disso, vide aqui.
De outro lado, na China, onde tudo é do regime-governo e do Partido Comunista Chinês, sob a tutela direta de Xi Jinping, o DeepSeekAI V-3 /R1 vem para (aumentar a espionagem chinesa no mundo todo) concorrer diretamente com o ChatGPT 4-o da OpenAI, agora 'capturada pelo governo dos USA'. No meio disso tudo ainda tem a guerra das IA de vídeo que prometem elevar a IA de um modo geral para um patamar verdadeiramente assustador, quando lançarem o Sora (OpenAI-USA) e o VIDU Shengsu (CHINA).
Isto é: estamos assistindo uma 'guerra mundial das inteligências artificiais'. E só está começando. Espera-se que as IA´s não tomem o controle do arsenal nuclear destas potências, porque se isso acontecer...Hum...é game over para a humanidade. (Contém ironia).
Em resumo, tem muita coisa para rolar nessa guerra mundial de IA´s, sobretudo, considerando a atual treta política que redunda numa espécie de 'guerra fria-morna' entre USA-UE-OTAN e China-Rússia-Coreia do Norte-Irã e outros.
OPINIÃO GERAL SOBRE AS IA´s
------------
LEIA MAIS ARTIGOS NOSSOS SOBRE IA, AQUI>>>>>>>>>>>
---------
VÍDEO COM OPINIÃO 'MEIO DIVERGENTE' DA BBC
Comentários
Postar um comentário