Darnton e o Massacre de gatos


 Mais um livro de historiador ficcionando a história através da ficção literária...

----

Livro: (título original) Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos da Rua Saint Severin

Mais conhecido como: O Grande Massacre De Gatos, do Historiador Robert Darnton (2ª edição traduzida - 1988)

Darnton, na verdade, ficcionou um relato verídico feito por Nicolas Contat no fim da década de 1730, contando o evento bizarro após 20 anos do ocorrido (1750, portanto).

É importante observar que Darton é um desses historiadores que prega que se deve dar voz ao povo na história, sobretudo, aos desconhecidos da história.

--------------

Breve resumo da história do livro:


Com efeito, independente da malandragem e da hipocrisia do Darton, a história é interessante e fala que na Paris do século XVIII, um bando de gatos estava deixando os aprendizes de uma gráfica malucos sem dormir com seus miados noturnos.

Jerome e Léveillé, cansados da bagunça gatanheira, decidiram fazer uma "imitação" dos felinos para perturbar os chefes.

Eles reproduziam os sons dos gatos à noite toda, até que os patrões, irritados, ordenaram que os funcionários se livrassem dos bichanos, exceto de um, a adorada La Grise, que era uma gata que vivia melhor que os trabalhadores e isso os deixou put#s.

O resultado? Uma caçada bizarra, com direito a espancamentos e simulações de julgamento, que acabou virando motivo de piada entre os trabalhadores.

Contudo, segundo o historiador Robert Darnton, esse episódio louco foi tipo um espelho das tensões sociais da época, uma prévia da Revolução Francesa.

Eu diria que é um relato antecipado do que viria a ser a Revolução Francesa (5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799), com muita loucura, brutalidade, violência, cabeças rolando na guilhotina, inclusive as dos revolucionários que se achavam santos imaculados e salvadores.

_________

E. E-Kan

#ograndemassacredegatos #robertdarnton #livros #leitores #leitura #filosofia #literatura #historia #livrosdeekan #estudos #pesquisas #brasil #explore #explorepage #today #agora

Comentários

Postagens mais visitadas