Imago Mundi: o livro que fez Cristovão Colombo pirar o cabeção e se aventurar ao desconhecido

 






Imago Mundi, de Pedro D´Ailly e Juan Gerson. Dizem que essa obra fez Cristóvão Colombo pirar o cabeção e literalmente 'viajar'.

Ele rabiscou e anotou freneticamente seu exemplar, deixando quase 900 comentários nas margens do livro. O cara praticamente usou o tratado como um GPS mental para convencer a si mesmo (e aos outros) de que era possível chegar às Índias navegando para o oeste.

O Imago Mundi reunia um monte de referências antigas sobre geografia e cosmografia, incluindo cálculos meio furados sobre a circunferência da Terra.

Colombo pegou essas ideias, ignorou as estimativas que diziam que o planeta era maior do que ele queria acreditar, e seguiu viagem. O livro reforçava a ideia de que havia terras navegáveis além da Europa, o que encaixava perfeitamente no delírio dele de encontrar uma rota curta para a Ásia.

Colombo fissurou tanto nesse livro que ele virou parte da base teórica da sua expedição. Foi tipo um mapa astral que "deu errado" e acabou descobrindo um continente novo.

Do ponto de vista de estudo mental, imagina o que se passava na cabeça do Colombo e seus capitães (tal como tantos outros descobridores) que piravam nas ideias e decidiam se mandar em viagens ao desconhecido? Eles acreditavam veementemente que tudo o que leram e refletiram os levariam a algo maior.

De fato, o poder da imaginação, da inspiração, da crença e da vontade de ir além, quando combinadas, podem fazer coisas absurdas, até mesmo o que parece impossível, se tornar possível.

É claro que não foi só um livro que fez o C.C fazer o que fez, mas, fica o registro.



___________E. E-Kan

#filosofia #literatura #histórias #pscicanalise #vivencias #reflexões #imagomundi #cristovaocolombo #história #history #brasil #leiturasdeekan #livros #leitores


Comentários

Postagens mais visitadas