O difícil trabalho de escrever


Falamos aqui de um dos mais importantes e difíceis trabalhos humanos, o trabalho de Escrever.

Escrever, 'Scribere', que em latim, significa 'traçar, marcar com estilo'. Observemos a força da palavra 'marcar'. Todo ser vivente sobre a Terra deixa a sua marca, a sua assinatura, o seu legado. Mas, pouquíssimos de nós deixam uma marca consistente, uma assinatura e um legado que transpassam milênios.

A história já comprovou e nos mostrou inúmeras vezes que o que fez certas marcas, assinaturas e legados serem 'imortalizados' foi o trabalho duro, físico, mental e espiritual, a crença inabalável em si mesmo e em seus instintos de escritor e pensador, mas sobretudo, a persistência de, contra todas as possibilidades e dificuldades, dar o melhor de si naquilo que faz, mesmo que muitas vezes isso pareça não dar nenhum resultado, não ter nenhum sentido e até mesmo pareça ser totalmente inútil, uma total perda de tempo.

Quantos autores, escritores, pensadores, trabalhadores cerebrais viveram uma vida inteira na obscuridade, sem serem conhecidos ou tiveram uma fama rápida e um declínio mais rápido ainda, mas que após a morte, a publicação de uma ou outra obra lhes puseram no panteão da imortalidade?

Herman Melville (1819-1891), autor de Moby Dick, livro que hoje 'está na mochila de qualquer estudante sério de literatura em todo o Planeta', morreu em total obscuridade, esquecido após um brevíssimo apogeu literário pessoal. Melville só entrou para o círculo dos imortais da literatura muito após a sua morte.

E quantos outros não tiveram destino semelhante? Quantos outros ainda vivos não passaram dificuldades extremas ao ponto de desistirem de tudo mas que não desistindo acabaram escrevendo grandes obras às quais lhes proveram fama, riqueza (vide J.K Rowlin, autora de Harry Potter, por exemplo) e o mais importante de tudo: a certeza de que a crença em si mesmo e em seus instintos estava absolutamente correta?

Joanne Rowling ou J.K. Rowlin, por exemplo, autora de Harry Potter, segundo o site EBiografias: "Antes de se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo, a escritora britânica passou por maus bocados na vida. Vivia de ajuda do governo e frequentemente ia com a filha a cafés para escrever, pois morava numa casa fria, sem aquecimento...Durante uma viagem de trem entre Manchester e King's Cross ela começou a escrever Harry Potter. Ao desembarcar na estação muitos personagens já estavam definidos. Disse ela: "Harry Potter simplesmente entrou na minha cabeça inteiramente formado".  

E-Kan

__

Imagem: 
"O escritor americano mais amado", de Norman Rockwell - 1938

__

_

Tag´s: #filosofia #FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #ekan #brasil #literatura #literaturabrasileira #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #arte #literatura #ExistencialismoCosmico #Realismologia #noticias #teoria #pop #bukowski #verdade #tempo #tecnologia #sabedoria  #mundocao


Ler o original: A arte de persistir em dar o melhor de si naquilo que faz, mesmo que muitas vezes isso pareça não dar nenhum resultado


Comentários

Postagens mais visitadas