Escrever não é como espremer um limão





Escrever um livro é como compor uma música. É um processo que ultrapassa a concepção humana de tempo.

Vamos juntando várias ideias ao longo dos anos/tempo, experimentando, modificando, ensaiando, testando até que um dia, num estalo da consciência-alma, sentimos que é chegada a hora. Então, paramos para escrever-compor de fato.

É óbvio que muitas coisas acontecem em nossa vida durante o momento da escrita-composição, mas quando a ideia é Sui Generis, única em si mesma, nada e ninguém consegue tirar a mente, a alma, o Ser em si em toda sua totalidade, do processo criativo no qual está imerso como se não estivesse mais nesse mundo.

É por isso que muitas vezes, o autor-compositor, está no mercado segurando o carrinho de compras mas a sua mente-alma está em outro mundo, outra dimensão, no universo da criação.

Nesses momentos de escrita-criação, que podem ser breves ou levarem anos, a maior parte das pessoas que estão a sua volta não conseguem compreender o mais que necessário desligamento do mundo, das coisas do dia a dia, principalmente.

O corpo está ali, mas a mente está em outra parte.

Então, haverão dois momentos dentro do grande momento, um em que o autor-compositor compreenderá a incompreensão das pessoas, e em outro momento, não por mal, nem por nada, o autor-compositor simplesmente ignorará tudo e todos.

Depois, como de praxe, após se recuperar da exaustão, pedirá escusas aos que deixou no vácuo por um tempo. É claro que será considerado um terrível insensível. Algumas raras vezes, ele será perdoado. Mas na maioria das vezes, ele pagará o preço.

Então, escrever não é como espremer um limão. Exige tudo do autor-escritor-compositor. É como uma estrada sem volta, porque uma vez iniciada a jornada, as ideias, os pensamentos, os sentimentos, sobretudo, o tesão pela coisa e outras coisas mais não lhe deixarão mais em paz, nunca mais.

____
E. E-Kan

#filosofia
#filosofiavisceral
#filosofiarealista
#literatura
#literaturabrasileira
#leitores
#reflexões

Imagem: Andrew Ferez


____

Comentários

Postagens mais visitadas