Parmênides, o ricaço que se meteu na Filosofia


LER TAMBÉM: HERÁCLITO MORREU NA BOSTA

-----

Muito pouco se sabe sobre os grandes pensadores gregos. A maior parte das histórias e coisas deles que chegaram até nós pode ser invencionice ou fraude. 

A cambada do academicismo, só aceita o que está dentro do dito cujo "Cânone", o que no final das contas também pode ser fruto de invencionice e fraude. 

Esse é um dos grandes problemas quando tratamos de coisas antigas. Não há como garantir a veracidade de grande parte do foi dito ou não dito, escrito ou não escrito, vivido ou não vivido. 

Assim, só o que nos resta é ir 'pelo rumo', por fontes mais ou menos verossímeis. 

Com efeito, dentro do pouco que se sabe de fato sobre Parmênides de Eleia, é que ele era de uma família de ricaços e teve ótimos professores, como todos os ricaços de todos os tempos que, além do poder da grana que abre todas as portas, sempre têm 'a melhor instrução' e, consequentemente, ocupam sempre os 'melhores lugares' na pirâmide da sociedade de idiotas comandada por canalhas. 

Pensamento de Parmênides, resumido para qualquer um entender

Parmênides achava que o mundo que a gente vê com nossos olhos e sente com nossos sentidos não é necessariamente 'de verdade'. 

Para ele, a única coisa que é de verdade é uma coisa chamada Ser, que é eterna, não muda e sempre existiu.

Ele achava que confiar só nos nossos sentidos pode confundir a gente, porque os sentidos podem nos enganar. 

Por isso, ele dizia que a verdade de como as coisas são de verdade só pode ser entendida pela dita cuja 'via racional' 'pelo caminho da verdade', pensando muito, não só olhando ou ouvindo.

Para Parmênides, as coisas não mudam de verdade. Ele pensava que tudo é sempre igual, sem mudanças. Para ele, a mudança que a gente vê é só uma ilusão.

Então, Parmênides via o mundo como uma coisa só, que nunca muda. Ele achava que a verdade de como as coisas são de verdade só pode ser descoberta fritando a cabeçona, pensando muito, não só olhando, vivendo, experimentando.

Por causa dessas ideias, muitos metidos a 'entendidos do assunto filosofia', dirão que Parmênides é 'o pai da metafísica'. 

Curiosidades básicas

Seu discípulo mais conhecido, Zenão de Eleia, 25 anos mais jovem, era chamado de 'erômeno de Parmênides'. Que diabo é isso? Uma espécie de adolescente quase jovem, que mantinha, de maneira consensual, uma relação sexual e intelectual com homens adultos. Para se ter uma ideia, na Grécia  Antiga, esses jovenzinhos eram uma 'espécie de iguaria sexual', e eram muito disputados pelos homens mais velhos que faziam deles 'gato e sapato'. Lembrando que as mulheres, para a maioria dos gregos, desde a época antiga a até a era helenística e além, era vista, como dizia Aristóteles, como 'um homem inferior', sendo útil apenas à reprodução/procriação e nada mais. Desta forma, a promiscuidade sexual entre homens, principalmente, entre homens adultos e jovenzinhos, era algo normal culturalmente. 

A maior parte das ideias de Parmênides ele 'surrupiou' de Xenófanes de Cólofon e de Ameinias de Eleia, seus 'professores' de quem Parmênides também pode ter sido 'erômeno'. 

Dinheiro, sempre o dinheiro

É claro que o mundo acadêmico, baseado em suposições, teorias e provavelmente, em grande parte em fraudes e invencionices, dirá que Parmênides era 'fodão', que ele 'tirou suas ideias da cartola da genialidade' etc. 

Mas, no fundo, todos sabem que, sendo ele ricaço, de família de ricaços, cujo poder da grana, das riquezas, abriu todas as portas, era só mais um desses ricaços que se meteu na filosofia e literalmente comprou a fama e as benesses da fama. 

Tudo isso por causa de quê? De vadiagem. 

Parmênides morreu aos 70 anos, +-, ainda com certa 'invejinha de Heráclito. 

Ainda, como todo ricaço, tratou de esconder bem seus podres, e só o que restou sobre a vida dele são 'migalhas', nem ao menos se sabe do que ele morreu, de fato. 

"Ah, mas de onde você tira isso?", dirão os academicistas babacas. 

Respondo: da mesma trilha de migalhas de pão da história que vocês tiram isso que chamam de 'conhecimento hegemônico'. 

Só que a minha investigação é realista, a de vocês, bem é o que sempre foi: uma grande viagem na maionese da utopia da visão embaçada pelas ideologias e pelo apego aos paradigmas e às tendências intelectuais. 

_______

Emerson

E.E-Kan


____________
Referências:

Platão, Parmenides, 127A: "Zenão e Parmênides uma vez vieram [a Atenas] para o festival da Grande Panathenaea. Parmênides já era um homem muito velho, de cabelos brancos, mas de aparência distinta - ele tinha sessenta e cinco anos. Zeno era então cerca de quarenta anos, alto e agradável de se olhar - diziam ter sido amante de Parmênides."

- Cléverson Minikovsky. Heraclito Versus Parmenides. biblioteca24horas; ISBN 978-85-7893-226-8. p. 25.

- Gerd Bornheim. Filósofos Pré-socráticos, Os. Editora Cultrix; 2005. ISBN 978-85-316-0172-9. p. 53.






Comentários

Postagens mais visitadas