O que Carl Sagan tem que eu não tenho?


Ilusão, para começar. 


Carl Sagan, um grande idealista, quase um cientificista. Ele acreditava que a humanidade é raríssima, valiosa, que poderia melhorar um dia e que é um prazer dividir o Planeta com todos.

Lindas frases de efeito.

Com efeito eu, como realista, sei que diante da imensidão cósmica interestelar, os bilhões de animais falantes que se acham pensantes, auto-denominados 'homo sapiens', humanos, não passam de um bando de Zé Ninguém, e sei que não há nada que salve a espécie humana dela mesma, nem seres imaginários, nem ciência, nem tecnologia, nem I.A, nem exploração/colonização/invasão de outros mundos, nem cachaça, nem oração, nem o raio que a parta.

Pelo contrário, observando a realidade no dia a dia, do jeito que a coisa vai, o suicídio global/genocídio global é o que aguarda a humanidade na esquina da história. Basta ver os sites de atrocidades, os noticiários, para percebermos quão afundada está a humanidade.

Uns dirão: "mas ainda tem pessoas boas no mundo". Tem sim. Mas são a minoria da minoria e esse coeficiente não é suficiente para impedir que a maioria, bilhões de indivíduos afundados, decaídos, transforme tudo isso, o Planeta, no inferno, num grande abismo de sangue, destruição e morte.

É claro que, ainda tendo sangue sendo bombeado por esse coração, tenho algum prazer em estar aqui, nessa Terra, mas com pouquíssimas pessoas.

A verdade é que não tenho prazer nenhum em estar nesse Planeta com a maioria da humanidade já imersa na idiotização em massa, na brutalização, na corrupção sistêmica, na violência sem limites, na mega bolha de injustiças, misérias e abusos criminosos, historicamente originada da hedionda concentração de riquezas nas mãos de menos de 1% dos babacas que se acham donos do Planeta e o 'o próximo passo da evolução do homo sapiens'.

"Ah, mas o Sagan era alguém e você é um Zé Ninguém".

Mega-idolatria, um sintoma da idiotização em massa.

Diante da imensidão, todos somos Zé Ninguém, incluindo ídolos, deuses e tudo mais.

Ademais, quem vive no mundo da Lua achando que está 'tudo bem e que vai ficar melhor ainda', que procure abrir os olhos e ver a realidade 'sem filtros'.

O que me conforma é saber que um dia, tal como os dinossauros, a humanidade será varrida da face da Terra e, quiçá, do Universo.

Mas, até lá, até esse dia, seguimos nesse umbral, observando e convivendo com todo tipo de filhadaputagem e escrotidão.

Ler: A realidade do mundo cão


_________________________

E. E-Kan

#filosofia #filosofiarealista #filosofiavisceral #brasil #brasil🇧🇷 #leitores #literatura #livros #conhecimento #livrosdeekan #explorepage

Comentários

Postagens mais visitadas