Mudança mental drástica
A forma como buscamos saber mais, a maneira como obtemos informações e absorvemos conhecimento, o jeito como aprendemos, reaprendemos, estudamos, lemos, relemos, revisamos, aprofundamos, pesquisamos, escrevemos, reescrevemos, produzimos conteúdo e conhecimento, a nossa práxis mudou drasticamente com a chegada da IA Generativa e está alterando rapidamente a nossa mente, sobretudo, o nosso 'Ser no Mundo'. Quem detém um certo domínio prático sobre IA Generativa e sua 'Engenharia de Prompt', já consegue fazer coisas que demoravam dias ou várias horas em poucos minutos, ou hora. E com um altíssimo nível de assertividade e qualidade. É uma revolução mental gigantesca comparada até a Revolução Cognitiva que ocorreu há 70 mil anos atrás e que fez com que meros hominídeos (ao menos uma parte deles) que se escondiam de medo da noite, dos trovões e ventos, dominassem (todos os demais indivíduos) e o Planeta Terra. E o detalhe mais assombroso: tudo está apenas engatinhando. É só o começo.
Contudo, atualmente, a maioria das pessoas usam a IA para coisas toscas, fúteis e até criminosas ou despreocupadamente, sem estudá-la e sem aprender com ela, intuitivamente, como meio de poupar tempo em tarefas que julgam enfadonhas e entediantes. Como uma mera ferramenta.
Portanto, os pouquíssimos que estudam a IA e usam a IA como uma auxiliar poderosa para a otimização do conhecimento, sobretudo, do processo de aprender-reaprender, fora do sistema educacional elitizado e decadente, estão anos-luz a frente. A meu ver, esses que buscam 'evoluir com a IA' é que levarão a IA e a si mesmos ao próximo nível humano-tecnológico-científico, e até mesmo filosófico e existencial, alterando drasticamente a forma como a humanidade, ou uma parte dela, diante de sua desoladora finitude e desespero de existir, vê e compreende a si mesma na Incomensurabilidade Cósmica.
__________
E. E-Kan
Comentários
Postar um comentário