"Uso de IA será punido com nota zero": as implicações práticas e jurídicas de se acusar alguém por "uso de IA"
Quem tem medo do
Diz a frase de um professor aos alunos de um curso superior: "Exigência: texto autoral do estudante - plágios e uso de I.A. serão punidos com nota zero."
Excetuando a parte do plágio, evidentemente repudiado por todos os que estudam a sério, analise só a mentalidade mega anacrônica de um (a) professor (a) que mete uma imposição ridícula dessas sobre a IA...
Para esse tipo de professor (a) que ainda vive no NEGACIONISMO TECNOLÓGICO, nas cavernas analógicas em relação à atualização tecnológica, o uso da IA como auxiliar de estudos, pesquisas e do 'fazer conhecimento' numa práxis mais que acessível, democrática e libertadora é 'punível' com 'nota zero'. Hilário.
Observe que esse tipo de professor (as) sequer fala de 'uso da IA como auxiliar'. Ele fala 'do uso de IA', no sentido de proibir todo e qualquer uso de IA.
O mais tragicômico é que esse tipo de 'ordem tirânica, ameaçadora, anacrônica, violenta, abusadora, assediadora e negacionista parte muitas vezes daqueles (as) professores (as) que se dizem "progressistas" e que pregam "luta classes", "resistência" e tudo mais.
Ou seja, esses tipos preferem ver seus estudantes mergulhados no obscurantismo do NEGACIONISMO TECNOLÓGICO, do que instruí-los e vê-los se capacitarem e se apropriarem das novas tecnologias emergentes para não ficarem para trás na 'luta por uma vida melhor' que também implica a tal 'luta de classes' que passa pela apropriação e domínio de técnicas e tecnologias de seu tempo, inclusive.
Afinal, é fato que quem não domina as novas tecnologias em seu tempo, sequer o básico, fica para trás. Nesse sentido, também podemos questionar o papel da universidade e sua contribuição para a capacitação tecnológica de professores e acadêmicos ou a contribuição para o obscurantismo negacionista em relação à IA e demais tecnologias emergentes!!!
Penso, com a máxima data vênia, que o (a) (a) professor (a) que se fecha para o mundo 'IA-lizado Algoritmizado', cujas tecnologias se atualizam velozmente, é um atraso de vida ambulante. Nada mais tragicômico, repito.
Alguém, por favor, avise tal tipo de professor (a) que a IA veio para ficar, é e será usada cada vez mais na produção escolar, acadêmica, amadora e profissional em todos os níveis do saber. Inclusive conheço reitor de universidade pública que corajosamente declarou que usou IA para escrever livro (eu o louvo. Mas, pergunto aos negacionistas da tecnologia: esse reitor antenado e atualizado merece nota zero, reprovação, perseguição e cancelamento professoral também?), universidades usam IA para traduções e a otimização de produções de pesquisas, buscas, textos, conteúdos, livros, artigos, professores (as) usam IA para quase tudo, empresas usam IA, ou seja, todo mundo usa IA e vai usar cada vez mais.
É claro, concordo que a IA deve ser usada como auxiliar e tão somente como mera auxiliar.
Repudio, sim, o uso descarado e antiético de" IA para fazer tudo", que é a postura mais que reprovável da maioria dos estudantes e acadêmicos, principalmente, dos mais jovens, das gerações mais novatas.
Penso que quem comprovadamente e descaradamente usa a IA "para fazer tudo", sem nenhuma preocupação ética e profissional, irresponsavelmente, (comprovadamente, repito) de fato, é um (a) 'vadio (a)' e merece zero em todos os sentidos, nos estudos e na vida. Além do fato de poder estar atrofiando ainda mais seu cérebro por pura preguiça de pensar, estudar, realizar, viver. Mas, reiteiro, é preciso provar cabalmente, 100%. Mais adiante trato mais dessa questão legal.
Portanto, claramente, compreendo que a maioria da humanidade está imersa num processo de idiotização em massa via redes umbrais sociais e que agora, esse processo desumanizatório, piorou com a ascensão do "uso descarado da IA para fazer tudo". Penso que a maioria das pessoas está ficando mais idiota do que já era, porque não usa mais o cérebro, usa a "IA para fazer tudo".
É POR ISSO que defendo o USO ESTRITAMENTE RACIONAL DA IA E DE QUALQUER OUTRA TECNOLOGIA, COMO AUXILIARES DA PESSOA HUMANA.
Novamente, repudio o "uso da IA para fazer tudo", sem leitura, sem estudo, sem releitura, sem reestudo, sem revisão, sem aprofundamento. MAS, ATENÇÃO, EU NÃO CRIMINALIZO O USO DE IA, COMO FAZEM OS (AS) PROFESSORES (AS) HIPÓCRITAS EM SEU NEO-MORALISMO NEO-CONSERVADOR.
Penso que acusar alguém de 'uso da IA', no ambiente escolar e universitário e punir (ao invés de instruir), é o mesmo que criminalizar o uso da IA e, ao mesmo tempo, é o mesmo que acusar alguém de um delito, sem isso ser delito de fato. E isso, certamente, 'vai dar B.O', gerar implicações jurídicas.
A questão principal é O USO DA IA COMO AUXILIAR X A PROIBIÇÃO COMPLETA DO USO DE IA.
Penso que PROIBIR O USO TOTAL E COMPLETO DA IA NO AMBIENTE ESCOLAR, ACADÊMICO, EMPRESARIAL OU EM QUALQUER OUTRO MEIO além de burrice, atraso de vida e anacronismo, é ineficaz e inútil, principalmente, no meio escolar e universitário, principalmente pelas implicações jurídicas que surgirão.
O FATO É QUE... as pessoas usam IA e a usarão cada vez mais.
Tanto os (as) estudantes (as) sérios (as) e éticos (as) que usam a IA como auxiliar quanto os (as) 'vadiozinhos (as) que usam IA para tudo, vão continuar usando a IA e o (a) professor (a), principalmente, o (a) professor (a) despreparado (a) e negacionista tecnológico, não terá como provar de maneira cabal "o uso de IA para fazer tudo" porque não tem como provar cabalmente, 100%, o uso de IA para fazer tudo.
Se um (a) professor (a) acusar uso de IA (ainda que meramente auxiliar), criminalizando esse uso e punindo um (a) estudante-acadêmico como se cometesse um delito, uma infração, estará se abrindo para várias ações judiciais, entre elas: uma ação judicial por denunciação caluniosa, uma ação de calúnia, injúria e difamação, uma ação de 'comunicação falsa de crime' (se constar oficializada essa acusação no sistema educacional) que pode dar cadeia imediata inclusive, até mesmo abuso de poder e de autoridade, além de assédio moral no exercício de cargo público.
O que quero dizer com isso? As pessoas vão continuar usando IA, como auxiliar ou para fazer tudo.
Tecnicamente, há vários métodos de driblar e mascarar o uso da IA na resolução de tarefas, pesquisas e o que o valha, inclusive tornando indetectável até mesmo para uma IA detectar o uso de IA. Claro, não é tão simples, mas é possível, sim. É tudo uma questão de Engenharia de Prompt e de Programação, coisas que professores (as) negacionistas tecnológicos, despreparados e que se recusam a se integrar ao mundo 'IA-lizado Algoritmizado' jamais conseguirão compreender. E observe que falo de coisas mais avançadas, mas atualmente, qualquer adolescente ou jovem já sabe alguns métodos toscos que são suficientes para driblar a detecção por IA.
PORTANTO, SE O (A) PROFESSOR (A) NÃO CONSEGUE PROVAR CABALMENTE, PROVAR E COMPROVAR 100%, O USO DELITUOSO DE IA NUM TRABALHO ESCOLAR-ACADÊMICO, VAI SE ABRIR PARA AÇÕES JUDICIAIS QUE PODEM LEVAR A PUNIÇÕES ADMINISTRATIVAS, CIVIS E CRIMINAIS e, é aquela história: até provar que focinho de porco não é tomada, a carreira de professor (a) já foi para o beleléu e ainda terá de pagar indenizações ao acusado e punido.
Então, o (a) professor (a) tem que estar preparado e ter 100% de certeza do uso da IA num trabalho escolar-acadêmico para acusar alguém de algum DELITO OU INFRAÇÃO e em que termos ocorreu esse uso? Foi uso de IA para plágio? Foi uso delituoso? Ou foi uso de IA para apenas auxiliar o trabalho autoral (o que não constitui crime, delito ou infração, mesmo porque não há uma legislação ou amparo legal para isso)? Então, observe que há muitas implicações legais 'nisso daí'.
É, já diz o ditado, a rapadura é doce, mas não é mole. Para acusar alguém seja do que for, é preciso provas cabais, certeza sobre as provas, materialidade, indícios, além da difícil tarefa de comprovar o dolo, a má-fé, a intenção de cometer delito ou infringir regras.
Com efeito, para além das complicações jurídicas, está claro que a mentalidade negacionista tecnológica de 'querer proibir ou dificultar o uso da IA como auxiliar', num mundo já dominado pela IA e demais tecnologias emergentes que rapidamente se atualizam, contribui para que a educação como a conhecemos, reste obsoleta dentro de poucos anos.
O USO DA IA É UMA REALIDADE INEVITÁVEL e as universidades públicas (bem como seus professores (as) que não se adaptarem, NÃO SOUBEREM LIDAR COM ISSO, ficarão para trás e serão 'detonados', inclusive juridicamente, nesse inevitável processo de IA-lização Algoritmizada do mundo humano.
Sim, está ocorrendo uma mudança radical na forma como aprendemos, memorizamos, absorvemos conhecimento, produzimos conhecimento, alteramos nosso meio social, vivemos.
A forma como buscamos saber mais, a maneira como obtemos informações e absorvemos conhecimento, o jeito como aprendemos, reaprendemos, estudamos, lemos, relemos, revisamos, aprofundamos, pesquisamos, escrevemos, reescrevemos, produzimos conteúdo e conhecimento, a nossa práxis mudou drasticamente com a chegada da IA Generativa e está alterando rapidamente a nossa mente, sobretudo, o nosso 'Ser no Mundo'. Quem detém um certo domínio prático sobre IA Generativa e sua 'Engenharia de Prompt', já consegue fazer coisas que demoravam dias ou várias horas em poucos minutos, ou hora. E com um altíssimo nível de assertividade e qualidade. É uma revolução mental gigantesca comparada até a Revolução Cognitiva que ocorreu há 70 mil anos atrás e que fez com que meros hominídeos (ao menos uma parte deles) que se escondiam de medo da noite, dos trovões e ventos, dominassem (todos os demais indivíduos) e o Planeta Terra. E o detalhe mais assombroso: tudo está apenas engatinhando. É só o começo.
Portanto, penso que quem se fecha para essa realidade inevitável e incontornável, numa cruzada tragicômica e ineficaz contra o uso da IA como auxiliar do ser humano, vai ficar para trás e será detonado no processo.
Combater o uso antiético da IA, o uso da 'IA para fazer tudo', sim! Criminalizar o uso da IA como auxiliar para fins de estudos? Jamais!
Combater 'o uso da IA como auxiliar, como meio de ganhar tempo e otimizar o saber e o produzir conhecimento, é de uma burrice incomensurável! Eu rio de tais tolos. Mas eu posso rir, porque me preparei para isso, estudo para isso e me atualizo constantemente em relação ao INEVITÁVEL MUNDO IA-LIZADO ALGORITMIZADO com suas tecnologias que se atualizam velozmente 'ad infinitum'. E você? Pode rir?
Quer realmente aprender sobre o mundo IA-lizado Algoritimizado, suas tecnologias emergentes e todos os meandros de seus labirintos cheios de truques, macetes e aprendizados valiosos? Antes, leia o meu artigo: "IA para tudo" e me escreva: ekanxiiilc3@gmail.com -. Talvez possa lhe ensinar a sobreviver de verdade nesse 'Mundo Cão IA-lizado'.
___
E. E-Kan
Autor, escritor, editor.
Infos>>>
Comentários
Postar um comentário