Livro: Raul Seixas & a Filosofia A Arte de ser um Maluco Beleza


COMPRE LÁ NO CB: https://clubedeautores.com.br/livro/raul-seixas-e-a-filosofia

TRECHO>>>

Filosofia? Os gregos entendiam que o amor ao conhecimento que tinham não podia ser mantido apenas para si, preservado, mas, aprofundado, transcendido, levado a todos os povos do mundo, similar ao que sucedeu com o helenismo, embora muito questionado e criticado ao longo da história da Filosofia.
Existe Filosofia hoje em dia? Sim e não. Sim, porque sempre existiu, existe e existirá, é um marco da evolução da espécie humana. Contudo, no Brasil, existe uma tentativa de Filosofia e uma infinidade de imitações, reinterpretações e pensamentos desordenados, reflexo do caos que nasce dentro de cada um de nós. Uma miscelânea de superficialidades, crenças, tolices, baboseiras e títulos acadêmicos.
Além disso, atualmente qualquer um pode se considerar o que quiser...Mestre, Doutor, Pensador, Louco...Mas, não foi sempre assim? Na idade média, por exemplo, havia pessoas que se consideravam donas da verdade e acima da humanidade. E uma fórmula para uma vida mais ou menos duradoura, naquele momento, era:
 

CRER = VIDA +- DURADOURA...
DUVIDAR = FOGUEIRA!

Simples! Não é mesmo? Contudo, hoje em dia não há mais INQUISIÇÃO? Atualmente há mais inquisidores ou inquiridores? Apesar de vivermos numa época de avanço da tecnologia, da ciência e da exploração espacial, Pensar, duvidar e discordar são coisas raríssimas. Muitos passam o dia rebolando no TikTok e não estão nem aí para ‘o da banha'. E os que ousam pensar, estudar, duvidar, discordar e procurar compreender melhor sabem que essas atividades são tão perigosas quanto o era na idade média...Ou seja, não há tanta liberdade como pregam os panegíricos da frágil democracia contemporânea. O fato é que Filosofar (Pensar) é um trabalho dos diabos, exige muito esforço, tempo, coragem, empenho. É algo incomensuravelmente prazeroso, mas ao mesmo tempo, é algo trabalhoso, cansativo, oneroso.  E, num país como o Brasil onde se despreza a educação e a cultura, num país em que se dá mais valor às idiotices das redes anti-sociais, os umbrais virtuais, as dancinhas retardantes do TikTok, as bundas das ‘bonequinhas sorriso’ nas TV´s e em toda parte, as crendices e vulgaridades, uma das formas mais simples de Filosofar (Pensar) e fazer Filosofia é através de músicas como as de Raul Seixas e de outros artistas tão importantes quanto... Na verdade, Filosofar é dar a cara à tapa...Por isso, há muitos dos que pensam, mas, poucos ‘dos que mostram a cara’...

Comentários

Postagens mais visitadas