Maquiavel nas relações interpessoais


Maquiavel achava que não se pode confiar nas pessoas amadas, não apenas nas pessoas com quem se divide a cama e o prazer, mas também as pessoas amigas a quem se ama como irmãs e irmãos, porque as pessoas que você ama são as que mais podem te prejudicar, ou quando insatisfeitas, irascíveis e mesmo sem querer, porque te conhecem e, muitas vezes, conhecem teus segredos, as curvas do teu coração e da tua alma.


Ocorre, porém, que o ser humano em geral, mesmo sabendo disso, confia, se revela e, na maioria das vezes se ferra, até porque acha que ama, porque acha que sabe o que é o amor, porque idealiza um amor 'além da humanidade', e, mais tragicomicamente, acha que tal amor é uma espécie de blindagem ou super poder contra todos os males do mundo, mesmo que lá no fundo saiba que é seu calcanhar de Aquiles, a sua estrada para a perdição.

Quem nunca ouviu uma história de um sujeito que achando amar e ser amado, abandonou esposa, filhos e tudo mais para fugir com a estonteante e sedutora amante e no fim acabou feito uma galinha depenada, sem um tostão? Também já se ouviu de história semelhante com a Mulher fugindo com o amante.

Ou seja, a maioria das pessoas vivem uma vida fake e, muitas delas, quando se cansam de mentirem para si mesmas, desorientadas, carentes e achando que podem sair por aí 'vivendo loucamente', 'como se não houvesse amanhã', acabam caindo nas garras dos piores patifes, golpistas e estelionatários do coração.

Pior, achando que estão amando e sendo amadas, revelam o seus segredos e também os segredos de outros e, assim, prejudicam outras pessoas e por fim acabam na rua da amargura, sem dinheiro, sem moral, sem sequer a vida fake na qual pelo menos existiam.

Tais pessoas, com seus segredos sob risco, podem se tornar duplamente falsas, perigosas, dar ou vender informações importantes àqueles que sempre nos espreitam, esperando que caiamos e sejamos derrotados ou exterminados. Então, de certa forma, para que não hajam maiores problemas, é preciso ser 'meio Maquiavélico' nos negócios e no amor e confiar apenas em si mesmo, deixando com que seus segredos sigam contigo para o túmulo. O mesmo vale para amizades.
_____________

(In___#Livro: Miscelânea Insólita - Aforismos, poesias, experiências e pensamentos, E-Kan, 2022).

____________________
Imagem:
"O segredo", de Jean Georges Béraud


__________
Tag´s: #FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #ekan #eghuskaninnri #brasil #literatura #literaturabrasileira #filosofia #textos #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #arte #literatura #ExistencialismoCosmico #Realismologia #felicidade #noticias #teoria #musica #pop #work #world

Comentários

Postagens mais visitadas