Os gregos, Nietzsche e Spock sobre a questão da lógica, verdade e sabedoria

 

 
Já há muito tempo temos falado sobre 'a capacidade de ver, ler, observar e analisar a realidade de maneira circunspecta, ampla e ir direto ao assunto, sendo prático, objetivo mas sem perder a profundidade'. Como temos visto, diante de uma humanidade, cuja esmagado maioria, já se encontra em um avançando estágio de putrefação mental, moral e espiritual, a capacidade de ver a verdade e falar a verdade se tornou uma habilidade de poucos. A maioria, incapaz de pensar por si mesmo, se perde nos labirintos criados pelos estelionatários da existência e desvia sua atenção para a verdade que está diante do nariz. Chegamos a um ponto tão absurdamente e tragicomicamente crítico, no qual falar o óbvio ululante se tornou algo escandaloso ou digno de 'genialidade'. Tamanha é a alienação, a idiotização e a desumanização da humanidade.

Os gregos, Nietzsche e Spock 
 
"A lógica é apenas o princípio da sabedoria, e não o seu fim", disse o digníssimo ator Leonard Nimoy (1931/2015) através do egrégio personagem Spock de Star Trek.

Nietzsche no Aforismo 82, de "A Gaia Ciência", diz: "O Espírito, coisa alheia aos gregos -  em todos os seus pensamentos, os gregos levaram a lógica e a simplicidade ao extremo e delas nunca se cansaram".

Por diversas vezes, de várias maneiras, de forma didática e pedagógica, temos dito e reafirmado: "Não existe liberdade de fato, sem Esclarecimento. Não existe evolução de fato, sem Esclarecimento".

"A verdade é singular, as versões da verdade é que são inverdades", dirá a personagem Sonmi 451 do Filme Cloud Atlas, baseado no livro Atlas das Nuvens de David Mitchell. Podemos dizer, com muita tranquilidade, que isso é um fato. Ou seja, a verdade é lógica e simples.

A verdade, na maioria da vezes, é lógica, óbvia e ululante, clara, pública e notória, salta aos olhos. A maioria das pessoas até sabem a verdade e o que é fato, mas por interesses escusos e malignos, ultrajam a verdade, distorcem os fatos, criam narrativas, mentiras, fake news, inverdades, convencem a si mesmas e a outros com suas inverdades travestidas de verdade, e repetem incessantemente essas inverdades em suas mentes poluídas, já em avançado estágio de putrefação mental, moral e espiritual, como um mantra. Mas, a verdade, por mais ultrajada que esteja, sempre será simples, acessível a todos, pelos sábios e pelos tolos.

É assim desde que o mundo é mundo, desde antes dos Gregos, até Nietzsche, Spock e o Zé do Bar e continuará sendo assim até que a humanidade, como os dinossauros, seja varrida face da Terra e desse Universo Observável. 

(In___#Livro: Miscelânea Insólita - Aforismos, poesias, experiências e pensamentos, E-Kan, 2022)

___

Imagens: Spock/Internet/Reprodução e Nietzsche de Edvard Munch)

Comentários

Postagens mais visitadas