Sobre O Agora e O Acreditar no Amanhã


Trecho do livro Andarilhos Errantes.


Hoca e Rúlio expõem suas visões opostas sobre O Agora e O Amanhã

[...] Hoca: que vida vives? Que vida? A vida de ilusões, mentiras, crenças, invenções com interesses criminosos, escusos? A vida de dúvidas dilacerantes mas ávida por algo mais? Ou quem sabe, uma vida permeada de sentimentos adversos, sobretudo, pela incerteza de que um dia teremos alguma resposta definitiva, absoluta? Pesada é a vida de buscas, cômoda e leve a de crenças. Mas, também somos crentes! Sim, acreditamos que o único meio de encontrar algo é duvidando!

Rúlio: você é crente, eu não! Você acredita que haverá algo maior no final, inclusive até um 'happy end no final'. Tu vives no agora mas crente no amanhã. Quanto a mim, meu caro, vivo o agora até os ossos, mas tanto faz se vai ter o amanhã ou não, se vai ter 'happy end no final' ou só caos, destruição e morte solitária. Teu sofrimento é nobre, eu reconheço. Mas de nada adianta! Tudo vai se extinguir cedo ou tarde, talvez mais cedo do que imaginamos. Você, meu caro, sofre por que vive o agora e por acreditar no amanhã e sofre mais ainda, duplamente, por ver as pessoas à sua volta sendo o que são, cegas, insanas e capazes de toda a merda por Poder, dinheiro, ter coisas, possuir coisas. Quanto a mim, se sofro é apenas por ser o animal que sou, pois vivo o passado, o presente e o futuro tudo junto, pois é a única coisa que temos de concreto, o Agora. Se um dia sofri em face das pessoas à minha volta, foi por acreditar. Agora, no entanto, nada mais sofro porque sei que as pessoas fingem estarem  interessadas num mundo melhor, na verdade, no esclarecimento mas é tudo mentira, enganação, faz de conta. Viciadas em coisas, dinheiro, Poder, ilusões, prazeres efêmeros e a vazia satisfação à qualquer preço, as pessoas mentem, compulsivamente, como o viciado em drogas na fissura, louco por mais drogas. pregam que serão melhores mas estão a cada dia piores. Dizem crer no Céu mas fazem o diabo na vida e da Terra um inferno. Mesmo sem saber o que é o amor, dizem amar e confundem tesão, prazer, domínio e posse com aquilo que definem como amor. Nunca viram, nem sabem se existe Deus, verdade, espíritos, além, mas dizem acreditar nessas coisas porque alguém lhes disse. E baseando suas vidas em mentiras de estelionatários da fé e em merdas históricas, ignoram seus próprios instintos e vão para o lado totalmente oposto ao que acreditam e, mais perdidos que cegos num tiroteio, não admitindo o quão andarilhos errantes também são, matam, morrem, dominam, manipulam, escravizam e violentam uns aos outros. Por isso não sofro. Tudo é Agora, amanhã tanto faz! É egoísmo? Narcisismo? Frieza? Burrice? Loucura? Pensem o que quiserem! Alguém já disse: 'é melhor ser um louco para os outros do que ser um gênio para você mesmo'. 


Hoca: caminhamos por estradas distintas, de fato. Temos ideias diferentes, de fato. E você poder ter razão mesmo tendo suas razões mais do que eu. Mas uma coisa concordamos: somos o que pensamos, falamos e fazemos. 

Rúlio: de fato meu caro Hoca, somos cobaias de nós mesmos. Loucos, vagabundos, miseráveis, andarilhos, errantes, mas senhores do nosso próprio destino, donos absolutos do nosso sim e do nosso não. [...]

(In___#Livro: Andarilhos Errantes, Emerson E-Kan, 2022. Amazon e Clube de Autores) 

_______

Texto Aberto> https://ekanxiiilc.blogspot.com/2022/05/livro-andarilhos-errantes.html

Comprar> https://clubedeautores.com.br/livro/andarilhos-errantes
____

Imagem: "Grandes esqueletos, de Paul Delvaux

__

Tags:

#FilosofiaRealista #FilosofiaSupraRealista #f #vida #experiencia
#poesia #instagram #instagood #inspiração #bukowski #ekan #eghuskaninnri #brasil #literatura #literaturabrasileira #filosofia #filosofiarealista #textos #humanidade #bookstagram #livros #brasileirosemportugal #art #arte #literatura #ExistencialismoCosmico #Realismologia #felicidade #noticias #teoria #musica #pop

Comentários

Postagens mais visitadas