Coisas que as faculdades de Filosofia geralmente não ensinam, principalmente, no Brasil


No Tempo de Sócrates, o que mais deixou os Oligarcas Gregos [os pouquíssimos que detinham a maior parte da riqueza da Grécia e, consequentemente, do mundo conhecido à época], putos, não foi o fato de Sócrates detonar os amiguinhos imaginários da época também conhecidos por deuses e supostamente corromper os jovens com pensamentos subversivos, mesmo porque quem, em sã consciência, acredita que os jovens, de maneira geral, conseguem aprender alguma coisa que preste? O que deixou os 'donos do mundo e da verdade, da Oligarquia Grega, sobretudo, Ateniense, puta da cara, era o fato de Sócrates dizer que, de fato, diante da incomensurabilidade da vida, nada sabia e, consequentemente, ninguém sabia porra nenhuma.

Em resumo, Sócrates estava, como agora fazemos, pondo em xeque e ironizando todas as verdades absolutas, mas mais que isso, mostrando ao povão da época que tudo que lhes enfiaram na cabeça era 'coisa inventada' por meia dúzia de ricos corruptopatas, politicopatas, religiopatas e demais picaretas e estelionatários da vida, para controlar o povão. Sobretudo, Sócrates estava mostrando aos Gregos quão fake eram as suas vidas, a sua sociedade e a sua maneira de ver o mundo, o Cosmos e o além, alicerçada, baseada nas baboseiras dos deuses. 

Ou seja fazer o povão Pensar, sobretudo, pensar que tudo isso, amiguinhos imaginários, deuses, e tudo que foi criado em cima disso, cultura, moral, certo, errado, santo, pecado, crime e castigo, absolutamente tudo da sociedade, é fake?  Isso jamais poderia ser perdoado. Como agora não é.  

E portanto, isso de dizer que ninguém poderia saber nada ou, quando muito, muito pouco, pouquíssimo, os que se achavam donos da verdade, como sempre fazem em todos os tempos da história da aventura humana sobre a Terra, não poderiam perdoar.

Mas, como? Nós que somos mais abençoados pelos deuses, nós que somos ricos porque somos preferidos dos deuses, nós que somos melhores mesmos sem ser bosta nenhuma diante da imensidão universal, não sabemos nada? Matem logo esse Sócrates!

E assim se deu. Esse é o resumo prático, realista e supra realista da vida de Sócrates. Coisa que as faculdades de Filosofia não conseguem dizer a seus jovens estudantes. 

Sim, para Nietzsche, em Crepúsculo dos Ídolos, Sócrates é um doente, 'meio suicida' e toda sua filosofia é trágica, bem como tudo que saiu dela, é decadente e moribunda. Seja como for, mesmo em parte, concordando com Nietzsche, para mim, só pelo fato de Sócrates ter enfrentado os mega ricos corruptopatas, a Oligarquia de sua época, os que se achavam donos do mundo e da verdade, protegidos pelos deuses (amiguinhos imaginários), e falar umas verdades na cara dos crentelhos canalhas de sua época, mesmo sabendo que isso custaria a sua vida, ele tem o meu mais sincero respeito. Mais uma vez, isso que lhes digo aqui, não se ensina nas faculdades de Filosofia. 

E-Kan

Filosofia Supra Realista


Imagem: "A morte de Sócrates" / François Louis Joseph Watteau (Watteau De Lille)

Comentários

Postagens mais visitadas