Ser de Verdade, como Voltaire


Após ser preso duas vezes e ser levado para a Bastilha, aos 23 anos de idade e aos 32 anos de idade, por conta da sua visão realista, suas opiniões críticas, ácidas, irônicas e satíricas do mundo e da humanidade, transformadas em grandes obras filosóficas e literárias, sobretudo, após passar a maior parte de sua vida mudando de lugar por causa dos Politicopatas, Corruptopatas, Religiopatas e demais estelionatários e pilantras da existência, que em todos os tempos se acham 'representantes de Deus na Terra', super abençoados, merecedores de tudo e mais um pouco, donos da verdade e do mundo e que o perseguiam por não suportarem a sua forma diferente de ver a vida e tudo mais, Voltaire enfim encontrou em Gex - França, um lugar para ter um pouco de relativa paz.

É importante dizer aqui, que Voltaire era rico, ou seja, mesmo sendo rico, foi pesadamente perseguido, porém, tendo recursos, apesar da marcação cerrada, teve como se esquivar de problemas maiores.

Agora, imagina um pensador crítico, ácido, satírico e irônico, pobre? Quero dizer, quantos pensadores pobres já foram perseguidos como Voltaire mas que não tendo recursos, acabaram trucidados pelas medonhas perseguições dos que se acham donos da verdade e do mundo?

Quantos pensadores sem posses, sem recursos, sem apoio algum acabaram sucumbindo, se suicidando, sendo suicidados, mortos, assassinados, eliminados, calados ou pior tornados 'pensadores e escritores de estimação, como a um animal de zoológico?'.

Portanto, cabe dizer aqui, que nesse mundo cão, Pensar de Verdade, Ser de Verdade, Ser Crítico e falar a Real, ainda mais sendo pobre, sobretudo, nessa Era da ditadura dos idiotas, com idiotas mega endinheirados, é extremamente perigoso.

Retomando o assunto Voltaire, com efeito, em sendo portador de vasta riqueza, ele não ficou, como muitos pensadores sanguessugas ricaços, usufruindo das coisas do local e se achando um rei exilado ou um popstar a quem todos lhe devem reverência, não.

Ao contrário, numa postura de simplicidade, Voltaire se tornou um de Gex, um cidadão de Gex e botando a mão na massa transformou Gex, a tornando um local de fato habitável, drenando Pântanos, criando novas formas de fazer agricultura, construindo edifícios, agindo como um administrador atraiu indústrias como de relojoaria e de seda entre outros, melhorando a vida de seus habitantes e de si mesmo.

E, assim, após 20 anos de uma vida bem vivida em Gex, Voltaire partiu em 30/5/1778, após passar, segundo alguns dizem, quatro dias vomitando sangue. Foda, não é? Mais uma vez, cabe aqui relembrar Sêneca quando diz em seu "Tranquilidade da Alma": "Que então esperar para si mesmo, quando os melhores sofrem calamidades horríveis?".

Não se sabe a causa exata da morte de Voltaire e, para variar, mesmo após a sua morte, alguns ainda tentaram sacaneá-lo, inventando que Voltaire teria pedido um padre para "confessar seus pecados e se arrepender", o que por óbvio, é uma baita mentira.

Na verdade, a família, temendo não poder enterrar Voltaire por causa de suas críticas à Igreja Católica, teria chamado um padre que malandramente teria dito, após a morte de Voltaire, que ele se confessou e se arrependeu.

Como morto não fala, muitos levaram essa 'fake news' como a versão oficial da morte de Voltaire. Contudo, o fato é que, já nas últimas, respondendo ao tal padre que lhe pedia para "Renunciar a Satanás", o Filósofo teria dito:  “Padre, padre… isso não é hora de se fazer inimigos”.

Enfim, amigos, que, como Espíritos das Letras, Livres e Realistas, tenhamos coragem e possamos, à exemplo de Voltaire e tantos outros igualmente corajosos, Viver a Vida do nosso jeito, Ser de Verdade, Ser Gente de Verdade, principalmente diante de nós mesmos, sem querer agradar a ninguém, doa em quem doer, combatendo um bom combate ao nosso modo, ainda que nos persigam e tentem nos censurar e nos destruir durante a vida toda.

Afinal, como diz a canção My Way, composta por Paul Anka, Claude Francois, Jacques Revaux, Gilles Thibaultna, mas que ficou, para mim, inigualável na versão imortalizada por Elvis Presley, "O que é o homem? O que é que ele tem senão a si mesmo? Ele não é nada se não pode dizer as coisas que de verdade sente, sem dobrar os joelhos". Não é?

Por isso, digo e repito:  Não há atentado maior contra a vida do que uma vida fake. Muitos são os que simplesmente existem mas pouquíssimos os que tem a Coragem de Viver. 

E-Kan

___


Imagem: Francois-marie Arouet (1694 - 1778) / Mary Evans

Comentários

Postagens mais visitadas